Smic e Amrigs realizam blitz do Projeto Aqui Fumo Zero – 11-12-07
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comercio (Smic), a Câmara Municipal e representantes do Projeto Fumo Zero da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) realizam blitz, na noite de hoje, 11, para a distribuição de placas de aviso do Projeto Aqui Fome Zero a estabelecimentos comerciais. A ação terá início às 20h, no restaurante Copacabana, na Praça Garibaldi. Depois, outros locais da Cidade Baixa serão visitados. A distribuição das placas restritivas ao uso do fumo em estabelecimentos comerciais é prevista em lei. A expectativa é de que a operação dure uma hora.
O Instituto Vida Solidária/Amrigs ofereceu 10 mil placas, que devem ser afixadas em locais públicos fechados da cidade mencionando as leis federal e municipal. A sinalização está prevista na lei 574/07, de autoria do vereador João Carlos Nedel, que proíbe o fumo em ambientes fechados na Capital. As penalidades para quem infringir a Lei são, em ordem progressiva e por reincidência: multa de 200 Unidades Financeiras Municipais (UFMs); suspensão do Alvará de Localização e do exercício das atividades por 30 dias, junto com multa de 200 UFMs; e cancelamento definitivo do Alvará de Localização e Funcionamento.
Conscientização - Para o titular da Smic, Idenir Cecchim, a idéia é conscientizar ao fiscalizar. “Vamos conscientizar, mas também fiscalizar. Esse é o objetivo de estarmos juntos”, explica. Segundo o coordenador do PFZ, doutor Luiz Carlos Corrêa da Silva, a blitz une o poder público e os médicos, um fiscaliza e o outro quer a saúde da população. “O papel do Projeto Fumo Zero é educativo, ele mobiliza as pessoas para cuidarem da sua saúde e para isso existem regras. É necessário que essas novas regras sejam incorporadas pela comunidade”, reflete.

Veículo: Site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre/ SMIC http://www.portoalegre.rs.gov.br/


Clique para ver imagem (1)
Clique para ver imagem (2)
Clique para ver imagem (3)