AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul
    
 
Área do Associado



 


 

 
   
 

DIREITO SISTÊMICO - CONSTELAÇÕES FAMILIARES

SEMINÁRIO DEBATERÁ AS CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS APLICADAS NO JUDICIÁRIO

No período de 23 a 25 de outubro acontecerá em Porto Alegre o seminário “Direito Sistêmico – As Constelações Familiares à Serviço do Judiciário”. Sempre das 19h às 22h, na Amrigs, em Porto Alegre. Será conduzido pelos consteladores Almir Nahas (SP) e Fabiane Bittencourt (RS) e contará com a participação da juíza Lizandra Passos (RS).
O Seminário abordará a solução de conflitos à luz das Constelações Familiares. Essa técnica que foi desenvolvida pelo filósofo, terapeuta e pedagogo alemão Bert Hellinger, o qual, através de aprofundados estudos baseados nas leis universais que regem os sistemas de um modo geral, que vem ganhando crescente respeito e reconhecimento em vários países, inclusive o Brasil. Sua aplicação é simples e, por isto mesmo, tão profunda.
Trata-se de identificar, dentro dos sistemas, sejam eles familiares, empresariais, institucionais ou outros, que desordens estão sendo as causadoras dos conflitos. Uma vez identificadas as causas, são feitos alguns movimentos no sentido de restabelecer a ordem violada.
Por sua força impactante, as constelações têm sido aplicadas em diversas áreas: familiar, empresarial, educacional, da saúde e, mais recentemente no judiciário.
Um dos primeiros a trazer a prática para o Judiciário, o juiz Sami Storch, da 2ª Vara de Família de Itabuna/BA, afirmou ter conseguido um índice de 100% de acordos em conflitos familiares ao utilizar a técnica antes das audiências de conciliação. Na época, em 2012, a técnica foi aplicada aos cidadãos do município de Castro Alves, a 191 quilômetros de Salvador. Das 90 audiências nas quais pelo menos uma das partes participou da vivência de constelações, o índice de conciliação foi de 91%. Nos processos em que ambas as partes participaram da vivência de constelações, o resultado foi 100% positivo.
O seminário destina-se a estudantes e profissionais da área do direito e ao público em geral com interesse em constelações familiares. O constelador Almir Nahas atenderá, durante esse período, 9 pessoas individualmente, que poderão agendar previamente através dos contatos da produção.
Sobre os orientadores: Almir J. Nahas - Formado em jornalismo pela ECA-USP, especialista em Marketing, Comunicação Empresarial, Pesquisa de Mercado, Coaching, Design Thinking. Fez formação em Constelações Sistêmicas Familiares com Renato Shahan Bertate, e formação em Constelações Sistêmicas Organizacionais, Consultoria Sistêmica e Coaching Sistêmico pela Infosion, da Alemanha. Participa de treinamentos com o próprio Bert Hellinger desde 2004, e tem aplicado a técnica em atendimentos individuais, em grupo e em empresas, nas áreas de Marketing, Recursos Humanos e em Planejamento Estratégico, entre outras. Junto com Homero Zolli e Mariza Pirollo, responde desde 2011 pela Formação de Facilitadores em Constelações Sistêmicas, Organizacionais e Pedagogia Sistêmica. Fabiane F. Bittencourt – Consteladora certificada em Constelações Familiares e Organizacionais pelo Instituto Bert Hellinger da Argentina, atual Centro Latinoamericano de Constelações Familiares e Soluções Sistêmicas (2010), Educadora Sistêmica, Supervisora no Programa Primeira Infância Melhor, Diretora e professora do IESFA (Instituto de Educação Sistêmica Filosofia e Artes). Lizandra Passos - Magistrada responsável pela criação e implementação do Projeto Justiça Sistêmica: resolução de conflitos à luz das constelações familiares em Capão da Canoa (2015) e em Parobé (2016). Juíza de Direito na 2ª Vara Judicial de Parobé/RS. Membro titular da Comissão Paritária de Enfrentamento e Prevenção do Assédio Moral do TJRS – desde 2015. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS – 2005.
Pós-graduada em “Direito dos Contratos e Responsabilidade Civil” na UNISINOS – 2009. Pós-graduanda em Direito Sistêmico – pela Hellinger Schule em parceria com a faculdade Innovare – SP – em andamento. Formação em Direito Sistêmico – constelações familiares aplicadas ao Direito – Tribunal de Justiça do Mato Grosso – 2016. Vivência em grupos de constelações familiares desde 2008.

As inscrições podem ser feitas através do site www.constelacoesistemicas.com.br/seminariojuridico e o investimento tem valores que variam de R$ 570,00 a 750,00, de acordo com a data de inscrição e forma de pagamento.

Local de realização: AMRIGS (Avenida Ipiranga, 5311 – Partenon – Porto Alegre)
Data/horário: 23, 24 e 25 de outubro | das 19h às 22h

Maiores informações sobre o seminário podem ser obtidas pelo e-mail instituto@constelacoesistemicas.com.br e pelo telefone 51 99979.1342, com Adelaide Pinheiro.
Contato com a assessoria de divulgação:

Tatiana S. Bastos
E-mail: contato@criacultura.com | tatisbastos@gmail.com
Telefones: 51 3276.2236 | 98144.8083




 
ARTIGOS

Conscientização e prevenção sobre a Doença Falciforme
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Em defesa do plano de carreira no setor público
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Falando sobre depressão sem preconceito
Dr. Jair Escobar
Ver Todas
JORNAL AMRIGS

Ver Todas
REVISTA DA AMRIGS

Ver Todas
AMRIGS NA MIDIA

Ver Todas