AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul
    
 
Área do Associado



 


 

 
   
 

A importância de um consultório adequado às normas vigentes

Médicos que desejam, ou, já possuem consultório próprio devem estar atentos aos critérios estipulados pela Anvisa 

Obter a sua própria clínica é um desafio para muitos médicos, atualmente. Seja para aqueles em início de carreira ou até mesmo aqueles que, depois de muito tempo trabalhando em hospitais ou outras instituições, resolvem ter seu próprio consultório.

Além de escolher um bom lugar, a decoração, e contratar funcionários, é necessário legalizá-lo, fazendo seu registro em alguns órgãos antes de abrir o consultório para atendimento, pois, constantemente, existem fiscalizações para averiguar se todos os documentos e normas estão sendo respeitados.

Esse processo de fiscalização pode acarretar em multas ao profissional e é importante ficar atento ao que se deve fazer para legalizar sua clínica e mantê-la em ordem.

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 50, de 21 de fevereiro de 2002, foi publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde, com o objetivo de atualizar as normas existentes no que diz respeito à infraestrutura física em consultórios e ambulatórios médicos. O intuito das normas é promover um instrumento que formalize novas construções, reformas e ampliações de EAS - Estabelecimentos Assistenciais de Saúde, atendendo aos princípios de regionalização, hierarquização, acessibilidade e qualidade da assistência prestada à população.

As configurações físicas destes espaços devem, ainda, atender a todas as outras determinações das esferas federais, estaduais e municipais. No caso das prescrições municipais estas estão relacionadas com os tipos de EAS listados pelas Vigilâncias Sanitárias de cada cidade.

O melhor exemplo de empresa que pensa na importância de um projeto adequado para os estabelecimentos médicos é a GDA DesignGroup, que atua na área de ambientes corporativos, no setor da saúde. A empresa já realizou diversos trabalhos de criação e design de serviços visando novos espaços adequados e certificados com as normas vigentes. A GDA é, também, especialista em reabilitação e revitalização de áreas para adequação de consultórios e clínicas e ampliação de espaços, além de prestar consultoria na criação de novos consultórios, clínicas e demais EAS. 

Os médicos sócios da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) possuem 10% de desconto no projeto de interiores e 15% de desconto para o acompanhamento do trabalho, levando-se em conta o custo total da obra. O associado também recebe uma avaliação gratuita do seu espaço, visando adequá-lo às exigências da ANVISA. Para mais informações, acesse: www.gdadesigngroup.com.

Para ser sócio da AMRIGS, envie um e-mail para cristiane@amrigs.org.br ou ligue (51) 3014.2022. 

Fonte: Ascom AMRIGS
Fotos: Não contém
Data: 09/06/17      Atualizada em: 09/06/17
Tags: Consultórios , regulamentação ,









 
ARTIGOS

Conscientização e prevenção sobre a Doença Falciforme
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Em defesa do plano de carreira no setor público
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Falando sobre depressão sem preconceito
Dr. Jair Escobar
Ver Todas
JORNAL AMRIGS

Ver Todas
REVISTA DA AMRIGS

Ver Todas
AMRIGS NA MIDIA

Ver Todas