AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul
    
 
Área do Associado



 


 

 
   
 

Aposentadoria especial para médicos é a melhor opção?

A Aposentadoria Especial é o benefício concedido ao trabalhador contribuinte do INSS (segurado empregado, trabalhador avulso ou contribuinte individual cooperado filiado à cooperativa de trabalho ou produção) que tenha trabalhado em condições prejudiciais à saúde ou à integridade física, de modo indissociável da prestação do serviço por 15, 20 ou 25 anos. 

Para ter direito a Aposentadoria Especial, além do tempo trabalhado, deverá ser comprovada a efetiva exposição a agentes nocivos químicos, físicos ou biológicos ou associação desses agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física pelo período exigido para a concessão do benefício. Caracterizam-se como agentes nocivos o ruído, a radiação, animais ou pessoas doentes, materiais infecto-contagiosos, entre outros. Presentes a comprovação do tempo e a exposição aos agentes, o contribuinte fará jus à aposentadoria especial, a qual é paga sem a incidência do chamado fator previdenciário. Logo, a aposentadoria especial é paga de modo integral. 

Ocorre que quem se aposenta pela modalidade especial fica impedido de voltar a exercer a atividade que ensejou a aposentadoria, restringindo a atividade médica após a aposentadoria. A solução para o médico que quer se aposentar e continuar exercendo suas atividades passa, assim, por outra modalidade de aposentadoria. Atualmente está em vigor o sistema de pontos (85/95) para aposentadoria por tempo de contribuição que permite auferir a aposentadoria por tempo de contribuição de modo integral. 

Desta forma, o médico contribuinte pode buscar a conversão do tempo que laborou exposto aos agentes nocivos para aposentadoria por tempo de contribuição de modo a atingir os pontos necessários à aposentadoria integral. 

Fonte: Matos e Silveira Advogados Associados
Fotos: Não contém
Data: 19/06/17      Atualizada em: 19/06/17
Tags: Aposentadoria especial , médicos ,









 
ARTIGOS

Conscientização e prevenção sobre a Doença Falciforme
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Em defesa do plano de carreira no setor público
Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Falando sobre depressão sem preconceito
Dr. Jair Escobar
Ver Todas
JORNAL AMRIGS

Ver Todas
REVISTA DA AMRIGS

Ver Todas
AMRIGS NA MIDIA

Ver Todas