O mês do aleitamento materno, o Agosto Dourado, reforça os benefícios da amamentação tanto para a mãe quanto para o bebê, destacando que esses benefícios recebidos na infância têm reflexos positivos até a vida adulta, reduzindo riscos de muitas doenças. Para incentivar a amamentação, o Blog da Saúde produziu conteúdo especial, abordando diferentes temas sobre a amamentação.
No Facebook do Ministério da Saúde, especialistas tiraram dúvidas de mães, pais, familiares e profissionais, ao vivo, além do tema ter sido abordado em todas as redes sociais do Ministério. E no último dia do #AgostoDourado, o blog selecionou 10 matérias sobre a amamentação para que vocês confiram e divulguem essas informações oficiais, desvendando mitos e fazendo com que mais famílias consigam garantir a saúde de crianças e das mulheres durante o período inicial de vida do bebê.
1. Não é normal sentir dor na hora de amamentar
Sentir os mamilos muito doloridos e machucados não é normal e requer intervenção. Alguns dos problemas que as mulheres enfrentam na amamentação, sobretudo no início, são rachaduras no bico do peito e mastite. Os bancos de leite auxiliam as mães sobre a pega do bebê, como ordenhar as mamas, entre outras dúvidas sobre a amamentação.
2. Empresa Cidadã dá 20 dias de licença paternidade
Para incentivar os pais a se envolverem mais no cuidado desse novo ser e ajudarem na manutenção da amamentação, o Ministério da Saúde lançou um documento para orientar pais e empresas sobre o benefício da licença-paternidade estendida. Para receber o benefício, o pai precisa comprovar participação no pré-natal ou realizar curso de “Pai Presente”.
3. Como fazer uso seguro de medicamentos durante a amamentação
Uma das dúvidas comuns entre as mães que amamentam é saber se podem tomar medicamentos. O Ministério da Saúde orienta que as mulheres conversem com um profissional de saúde para fazer uma seleção cuidadosa daquilo que utilizam, para que possam amamentar com segurança.
4. Comecei a amamentar. E agora, como me alimentar”
Uma boa alimentação da mãe é muito importante durante este período. Afinal, o leite materno é o alimento mais completo e indicado para o crescimento e desenvolvimento do bebê. Quer saber algumas dicas sobre como se alimentar durante a amamentação, acesse http://www.blog.saude.gov.br/jw5a8j
5. Conheça alguns mitos que podem atrapalhar o aleitamento materno
Mesmo estando provados os benefícios do leite materno e do aleitamento para mãe e bebê, existem muitos mitos que envolvem esse momento da vida e que podem ser um empecilho para que as mães amamentem. Tire suas dúvidas: http://www.blog.saude.gov.br/y0jnmb
6. Doação de leite humano ajuda a salvar quase dois milhões de recém-nascidos
Em alguns casos, a criança nasce prematura e a mãe não consegue amamentar, mas mesmo a criança que fica internada precisa desse leite para se recuperar, e essa é a maior importância da doação de leite materno: ajudar a dar a vida para outros bebês. http://www.blog.saude.gov.br/yxdjk9
7. Amamentação: Leite materno também contribui para a saúde do planeta
A mãe que amamenta o filho não compra leite e fórmulas infantis, o que evita a produção de embalagens. Por consequência, ela também não precisará fazer mamadeira, evitando gasto de água e energia para esterilizar e esquentar o alimento.
8. VITAMINA A: Combustível essencial para garantir o bom funcionamento do organismo
Os bebês até os seis meses de vida podem encontrar a vitamina A no leite materno. Com a introdução dos alimentos, para crianças acima de seis meses, além do leite, a vitamina pode ser encontrada no fígado bovino cozido, cenoura crua, ente outros.
9. Método Canguru contribui para desenvolvimento de bebês prematuros
O contato pele a pele, que é a base do Método Canguru, começa com o toque evoluindo até a posição canguru. É nesse contexto que de forma gradual e progressiva, o contato pele a pele favorece vínculo afetivo, estabilidade térmica, estímulo à amamentação e o desenvolvimento do bebê.
10. Saiba a importância de cuidar da saúde bucal já nos primeiros anos de vida
A recomendação é que desde bebê, entre as amamentações, as mães já façam a limpeza com a fraldinha própria do bebê umedecida com água filtrada. Também pode usar uma gaze umedecida, e limpar toda a gengiva do bebê.