A Academia Sul-Riograndense de Medicina realiza no próximo sábado, dia 30 de abril, sua primeira reunião do ano. Nessa edição, contará com os médicos Luiz Tadeu M. Figueiredo, que fará conferência sobre “Infecções Virais Transmitidas pelo Aedes aegypti” e Lavinia Schüler Faccini, que abordará “Microcefalia Associada ao Zika Vírus”. O evento será realizado na sede do CREMERS (Rua Bernardo Pires, 415, Santana).
Figueiredo é formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia. Possui mestrado e doutorado em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pelas universidades de Yale, nos Estados Unidos, e de Nagasaki, no Japão. Atualmente, é professor titular no Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP) e da USP e coordenador do Centro de Pesquisa em Virologia. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia, atuando principalmente nos temas relativos aos arbovírus (dengue, febre amarela, febre do oropouche), vírus associados a roedores (hantavírus, arenavírus) e vírus emergentes.
Lavinia é formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem mestrado e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela mesma Universidade, na qual é professora titular. Tem experiência na área de Genética Médica Populacional e em Teratogênese. Coordena o Sistema Nacional de Informação sobre Teratógenos, com sede em Porto Alegre, desde 1990. É ainda presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica, vice-diretora do Instituto de Biociências da UFRGS e vice-presidente da Rede Latino-Americana de Genética Humana (RELAGH).
A atividade conta com o apoio do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS). As conferências terão transmissão simultânea pelo site www.simers.org.br, no qual ficará disponível link para visualização posterior.