Acidentes tóxicos envolvendo crianças preocupam o Centro de Informação Toxicológica

Acidentes tóxicos envolvendo crianças preocupam o Centro de Informação Toxicológica

Categoria:

Compartilhar:

Acidentes tóxicos envolvendo crianças preocupam o Centro de Informação Toxicológica

O teleatendimento 24 horas por dia em urgências tóxicas pelo 0800-721-3000 é o principal serviço do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT/RS), que está completando 40 anos de atividades. Além do atendimento telefônico, também disponibiliza diagnóstico à distância por transferência de imagens envolvendo acidentes com animais peçonhentos e plantas tóxicas.
Crianças menores de seis anos de idade são as principais vítimas envolvidas em acidentes tóxicos, especialmente com descuidos na guarda segura de medicamentos e de produtos químicos domésticos. Somente nos primeiros meses deste ano, o plantão do CIT/RS atendeu a mais de 14 mil exposições tóxicas, sendo que 3.400 envolveram crianças menores de seis anos de idade.
De acordo com o diretor do CIT, Alberto Nicolella, os acidentes tóxicos domésticos envolvendo crianças ocorrem, principalmente, pela falta de informação de pais e responsáveis quanto à necessidade de guardar medicamentos, limpadores, detergentes, alvejantes, solventes, tintas e outros produtos químicos longe do alcance de crianças. O uso de produtos clandestinos armazenados em garrafas de refrigerantes propicia o número expressivo de acidentes.
Outros tipos de acidentes, principalmente envolvendo animais peçonhentos (cobras, aranhas, escorpiões e lagartas) e o aumento no atendimento das tentativas de suicídio por produtos químicos, envolvendo a população adolescente e adulta, também preocupam.
O CIT/RS mantém um laboratório de análise de urgência que atua na identificação analítica dos acidentes atendidos pelo plantão de urgência e no monitoramente de abuso de drogas (cocaína, maconha, crack, anfetaminas), em apoio às políticas públicas de atendimento psicossocial.
O Rio Grande do Sul é o estado com maior número de registros de intoxicações no país. Conforme dados do Ministério da Saúde, a cada cinco casos de intoxicação registrados pela Rede Brasileira de Centros de Informação e Controle Toxicológico, um ocorre no RS.
Em 2002, sensível à importância do serviço público CIT/RS, a Assembléia Legislativa aprovou a lei 11.804, instituindo 20 de agosto como o Dia Estadual de Prevenção de Acidentes Tóxicos, dia e mês da criação do departamento técnico em 1976. O CIT/RS é administrado pela Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps), vinculada à Secretaria da Saúde.                                         
No período de 2005 a 2015, o plantão do CIT/RS atendeu a 220 mil solicitações envolvendo exposições tóxicas. Deste total, 55.800 (25%) tiveram como vítimas crianças abaixo de seis anos. A maioria dos casos, 68.200 registros (39%) foram com medicamentos (acidentes em crianças, tentativas de suicídio), seguida dos acidentes com animais peçonhentos, 67.100 registros (30%).

Confira outras notícias

WhatsApp Image 2023-12-08 at 12.36.04 PM (1)

Compromisso contínuo: AMRIGS fortalece parceria com SOGAMT em noite de posse

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) prestigiou, na noite desta quinta-feira, dia 07 de dezembro, a cerimônia de posse da nova diretoria da Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho (SOGAMT).  O evento, que marcou o início de um novo ciclo na entidade, contou com a participaçã...
Thumb Site

AMRIGS e Audi reforçam Parceria para Oferecer Condições Especiais na Linha de Veículos ...

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) ampliou uma parceria estratégica com a Audi, consolidada no estado gaúcho. A distribuidora exclusiva da marca das quatro argolas, Grupo de Concessionárias Top Car, sediada no Rio Grande do Sul, está lançando, neste mês de dezembro, uma série de co...
Thumb

Através de pesquisa, projetos Caravana Digital e Ciclo de Palestras serão reformulados ...

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), reconhecida no estado e no Brasil como a casa do médico gaúcho, está em processo de reformulação de dois de seus principais projetos científicos: a Caravana Digital e o Ciclo de Palestras. A entidade septuagenária objetiva questionar médicos e mé...
plugins premium WordPress