Grande sucesso na cena teatral gaúcha, Adolescer estreia versão 2016 no dia 12 de março, no Teatro AMRIGS, em única apresentação, às 20h30
Adolescer chega a sua adolescência em maio de 2016, onde completa 14 anos de existência. Sucesso de público desde sua estreia em 2002, foram 1425 apresentações e mais de dois milhões de espectadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo que assistiram ao espetáculo.
A cada edição, a montagem se renova e traz muitas novidades: novos temas, novas cenas, novos personagens, coreografias e trilha sonora. Entre os destaques desta temporada, Adolescer vai abordar sobre os sonhos dos jovens. Questões como descobrir sua verdadeira vocação, compreender o que realmente se gosta e a importância de se perseguir seus sonhos, ganharão evidência na temática da peça neste ano.
A dramaturgia de Vanja Ca Michel, que assina o roteiro, produção e direção, reflete sobre os comportamentos típicos da adolescência, reunindo fragmentos de Moacyr Scliar, do psiquiatra José Outeiral e dos psicanalistas Rubem Alves e Cybelle Weinberg. Temas recorrentes aos adolescentes, como respeito às diferenças, relação com os pais, bullying, sexualidade e drogas estão sempre em pauta nas esquetes que compõem o espetáculo.
Nesta ano a peça também fará um alerta aos pais, especialmente em relação a importância da figura paterna. A ausência de um pai não pode ser substituída ou compensada pela mãe. Também de acordo com Augusto Cury, esta nova geração está sentindo muito a ausência dos pais, que tentam compensar e completar o vazio com novas tecnologias, como computadores, smartphones e tablets. Segundo Cury, o excesso desses estímulos faz com que os jovens percam as habilidades sócioemocionais mais importantes, como dese colocar no lugar do outro, pensar antes de agir, expor e não impor suas ideias e aprender a agradecer. Vanja acredita que a tecnologia faz parte da evolução, mas é preciso que haja um equilíbrio e que os pais estejam presentes em todo o convívio e novas descobertas de seus filhos.
O segredo de manter-se atual, para Vanja, foi saber renovar-se constantemente, o que atrai a fidelização do público. “Se você assistir a duas temporadas diferentes, em um curto período de tempo, verá que a peça terá uma nova leitura sobre os adolescentes da atualidade. Ela absorve todas as novidades como músicas, memes, linguagem da internet, ídolos… e na mesma velocidade”, conta. “Adolescer é uma homenagem aos adolescentes e um alerta aos adultos sobre os cuidados e o acolhimento que esta etapa da vida enseja”.
Os atores usam em cena celulares conectados e GoPro. O mais interessante é que as imagens feitas pelos atores nas apresentações entram automaticamente nas redes sociais do espetáculo. Logo após cada sessão, o público confere fotos do espetáculo tiradas na hora, interagem com os perfis dos atores e assistem vídeos feitos especialmente para os fãs. “Nos comunicamos com os fãs de Adolescer através dos nossos canais nas redes sociais diariamente”, explica Vanja.
Encenado por onze atores entre 16 e 51 anos, o texto já foi modificado mais de 38 vezes, para manter-se sempre atual e próximo à realidade dos jovens de cada geração. “O mais importante em todo esse processo, foi o espaço para pensar e falar sobre esta fase que ainda é muito confusa para muitas pessoas”. “Nosso objetivo é surpreender o público, ainda que este já tenha visto o espetáculo diversas vezes, como se constata. Sempre é uma emoção nova”, declara.
Foi ministrando aulas de teatro para jovens em escolas da capital gaúcha que Vanja percebeu a necessidade de uma produção que compreendesse e falasse sobre adolescência. Desde a estreia no dia 28 de maio de 2002, já passaram pelo elenco mais de 80 atores e atrizes. “Eu digo que o Adolescer é a primeira escola de diversas gerações de atores gaúchos. Muitos nomes que hoje tem carreira consolidada no teatro, cinema e TV começaram conosco”, afirma.
Os ingressos já estão àvenda na bilheteria do teatro. Descontos de 50% para estudantes, idosos e sócios do Clube do Assinante. Mais informações: www.adolescer.com.br
Curiosidades
Família em cena ” As atrizes Ane, Joana e Julia Troian são mãe e filhas e atuam juntas no espetáculo desde 2013. O que começou com uma terapia se tornou uma atividade profissional na família. Além disso, Joana e Julia são campeãs de patinação, em campeonatos no Brasil e Exterior;
Família nos bastidores ” Rose Pereira, uma das responsáveis pela produção e comunicação do espetáculo, é mãe do ator Caio Pereira. Inicialmente, Rose somente acompanhava o filho às apresentações. Hoje em dia, Rose responde pela produção ao lado de Vanja e administra os perfis nas redes sociais do espetáculo;
Família inspirando novas cenas ” Na última versão do roteiro, Vanja acrescentou uma cena que tem feito muito sucesso entre as meninas, onde uma turma se reúne na festa do pijama. O texto foi criado após uma conversa da diretora com Aline Vieira, de 11 anos, irmã do ator Anderson Vieira, que encantou Vanja.
Público em 2016 ” Mais de 16.000 espectadores somando apresentações em Porto Alegre e cidades do interior do estado do RS.
Produtos Adolescer no foyer ” Estará à venda antes e após o espetáculo a linha com diversos produtos Adolescer entre eles: camisetas, botons, canecas, etc.
Ficha técnica
ROTEIRO: Textos de Vanja Ca Michel com fragmentos dos psicanalistas Cybelle Weinberg e Rubem Alves, do psiquiatra José Outeiral e de Moacyr Scliar.
CONCEPÇÃO e DIREÇÃO: Vanja Ca Michel
ELENCO: Ane Troian, Anderson Vieira, Caio Pereira, Davi Borba, Emílio Farias, Estéfani Bauer, Joana Troian, Julia Bach, Julia Troian,Luisa Ricardo e Pedro Martins.
COREOGRAFIAS: Flávio Cruz
DESENHO DE LUZ: Moa Junior
OPERAÇÃO DE SOM: Alexandre Ricardo
TRILHA SONORA PESQUISADA: Vanja Ca Michel
DESIGNER GRÁFICO E SITE: Moa Junior
PRODUÇÃO: Vanja Ca Michel, Moa Junior e Rose Pereira
Adolescer – MARÇO 2016
12 de março, 20h30
Teatro AMRIGS ” Av. Ipiranga, 5311 ” Porto Alegre
Telefone:(51) 3014-2001
Duração: 90 min
Indicação: Adolescentes a partir de 10 anos e adultos
Ingressos
R$ 60,00 ” INTEIRA
R$ 30,00 ” MEIA
Meia Entrada para:
estudantes, idosos, Clube do Assinante Zero Hora titular e 1 acompanhante.
Ponto de venda:
Bilheteria do Teatro AMRIGS, Loja Imaginarium Iguatemi e Peixe Urbano.
Informações:
(51) 91159024 | 33430832