AMB contesta União sobre artigos vetados no texto da Emenda 29

AMB contesta União sobre artigos vetados no texto da Emenda 29
Notícias

Categoria:

Compartilhar:

AMB contesta União sobre artigos vetados no texto da Emenda 29

O Diário Oficial da União publicou na edição de segunda-feira, dia 16 de janeiro, a lei que fixa os gastos com saúde e os percentuais mínimos para investimento a serem cumpridos pela União, estados e municípios.

A proposta de lei que tramitou por mais de dez anos no Congresso foi aprovada em dezembro passado e sancionada com vetos na última sexta-feira pela presidenta Dilma Rousseff. A lei define o que pode ou não ser considerado gasto com saúde.

Entre os 15 artigos vetados, está o que impede o governo federal de aplicar créditos adicionais. Pela lei, a União deve investir o montante do ano anterior somado à variação nominal do Produto Interno Bruto (PIB).

A lei estabelece ainda que, em caso de PIB negativo, o valor de investimento não pode ser reduzido no ano seguinte. A Contribuição Social à Saúde (CSS) foi derrubada durante a votação da regulamentação no Parlamento.

De acordo com o texto, os recursos só poderão ser usados em ações e serviços de “acesso universal” que sejam compatíveis com os planos de saúde de cada estado ou município e de “responsabilidade específica do setor de saúde”.

“Nós precisávamos regulamentar a Emenda 29, mas não foi como a AMB defendia nem como a população precisava”, disse Florentino Cardoso, presidente da AMB. “Avançou no que determina gasto em saúde, mas mesmo todo o recurso aplicado corretamente ainda não é suficiente. O governo brasileiro investe aquém do que o povo brasileiro precisa e, por isso, defendíamos um referencial mínimo de investimento também para a União, pois com a correção nominal do PIB o aporte é quase nenhum. O que vemos é cada vez mais o governo federal desonerando seu gasto com a saúde e a população sofrendo cada vez mais, peregrinando para conseguir consultas e exames.”

A AMB está desencadeando, junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Nacional) e outras entidades/ instituições de grande representatividade, um projeto de lei de iniciativa popular para destinar 10% da Receita Bruta Corrente da União para o setor saúde.

“A AMB está muito preocupada com a saúde da população, especialmente a mais pobre e carente, que depende exclusivamente do SUS”, finaliza Florentino.

 

São Paulo, 18 de janeiro de 2012

A Emenda Constitucional 29 foi regulamentada recentemente e sancionada com vetos pela Presidência da República em 16.01.2012 (Diário Oficial da União – Seção 1 – PP. 5 e 6)

O aumento dos recursos que lutamos para que ocorresse acabou não se concretizando. Como não nos cansamos de lutar por melhorias na saúde pública brasileira, especialmente no que se refere a maior aporte de recursos e combate à má gestão e desvios de recursos, iniciamos nova cruzada: "PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR", que visa, entre outras premissas, o compromisso da União em investir 10% da receita corrente bruta na saúde pública.

Aguardem mais detalhes brevemente. Juntos poderemos mudar esse cenário.

Atenciosamente,

Florentino Cardoso Presidente da Associação Médica Brasileira

 

Confira outras notícias

Thumb

AMRIGS e Porto Alegre Convention Bureau projetam série de eventos na sede da entidade

Com o objetivo de discutir novas estratégias e oportunidades de eventos na área médica, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) promoveu, juntamente com o Porto Alegre Convention & Visitors Bureau (POACVB), um encontro entre organizações, empresas e companhias referência na área dos...
sptrs

Nova gestão assume a Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do RS

A Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do RS (SPTRS) está sob nova gestão para o biênio 2024-2025, planejando melhorias e avanços dentro da área de especialidade.  Em entrevista, a nova presidente, Dra. Manuela Cavalcanti, delineou objetivos ambiciosos, demonstrando comprometimento com a...
Thumb

Tabela de procedimentos médicos do IPE Saúde será atualizada pelo Governo do RS

Em reunião com presença da AMRIGS, Executivo do RS anunciou o reajuste dos valores repassados aos profissionais da Medicina credenciados para atendimento ao plano A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) participou nesta segunda-feira (27/11) de reunião na Casa Civil promovida pelo Go...
plugins premium WordPress