AMRIGS discute os desafios da obesidade no Brasil em encontro de Frente Parlamentar

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

AMRIGS discute os desafios da obesidade no Brasil em encontro de Frente Parlamentar

No atual cenário de crescente preocupação global sobre a obesidade, onde dois terços da população brasileira enfrenta problemas com o peso, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) participou ativamente de uma significativa Frente Parlamentar de Prevenção e Combate à Obesidade Infanto-Juvenil e Adulta. Realizado no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o evento foi organizado pelo médico e deputado estadual, Dr. Thiago Duarte, e reuniu especialistas renomados para o seminário “A Pandemia da Obesidade”.

Dr. Gerson Junqueira Jr., presidente da AMRIGS, trouxe sua experiência dentro da especialidade médica ao abordar o tema “O que muda após a cirurgia bariátrica”, destacando a complexidade dessa intervenção e seus impactos na vida dos pacientes. Além disso, apontou indicações e contraindicações para a realização do procedimento cirúrgico, que pode fazer diferença na vida de uma pessoa.

“Quando eu vou pensar na resolução que esses pacientes têm após a bariátrica, é muito impactante. Ela consegue proporcionar 90% de controle da diabetes, 85% de redução para pacientes que sofrem com apneia do sono, consegue melhorar as doenças cardiovasculares em 65% dos casos e, nos tumores, esse risco cai para 60%”, afirma o presidente da AMRIGS.

Além do Dr. Gerson Junqueira Jr., estiveram presentes o Dr. Eduardo Trindade, presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS), que contribuiu com uma análise crítica sobre “A Cirurgia Bariátrica no SUS”; o Dr. Manoel Trindade, que discutiu a relevância da “Cirurgia Bariátrica e Metabólica com IMC 30”; e o Dr. Sergio Pioner que, por sua vez, abordou de maneira impactante o assunto “A Doença da Obesidade”, apresentando dados alarmantes sobre a situação atual.

Segundo as informações apresentadas, em 2022 a obesidade superou a diabetes como a principal doença crônica no mundo. Foi ressaltado que 97% dos pacientes com sobrepeso estão desassistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelos planos de saúde. Além disso, o evento alertou para a fila de espera para cirurgia bariátrica pelo SUS, que está parada, com uma previsão de 10 anos para a realização do procedimento. 

O seminário, mediado pelo Dr. Thiago Duarte e pela Dra. Jussara Tessele, presidente da Associação de Apoio aos Obesos e Bariátricos, proporcionou um fórum essencial para a discussão e conscientização sobre a obesidade, reforçando a necessidade de ações conjuntas para enfrentar esse desafio de saúde pública.

Fonte e fotos: Thainá Borelli | ASCOM AMRIGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress