Em um passo crucial para abordar os desafios de saúde prevalecentes no município de Canoas, o presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Gerson Junqueira Jr., participou de reunião da Frente Estadual em Defesa da Saúde de Canoas, organizada pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), na segunda-feira, 16 de outubro.
O compromisso foi o segundo realizado com objetivo de estabelecer uma compreensão abrangente dos problemas financeiros e assistenciais que afetam os três hospitais de Canoas: o Hospital de Pronto Socorro, o Hospital Nossa Senhora das Graças e o Hospital Universitário, este último com a segunda maior maternidade do estado.
Durante o encontro, os participantes discutiram as falhas e a complexidade da condição precária das instituições, definindo os próximos passos da Frente, cientes de que as promessas de reestruturação dessa problemática têm sido feitas, mas não cumpridas. Essa falta de ação gera um sentimento de abandono, especialmente após as expectativas não serem atendidas pelo Ministério da Saúde.
A situação do atendimento na região foi descrita como caótica, com diversas carências que afetam diretamente a qualidade da assistência médica. Um dos focos de preocupação mais agudos é a situação crítica da UTI Pediátrica do Hospital Universitário, que se encontra em situação de urgência. A falta de recursos, infraestrutura e profissionais capacitados neste e em outros setores coloca em risco a vida de diversos pacientes que dependem dos serviços hospitalares.
A próxima agenda é no dia 30 de outubro, e o pedido emergencial do grupo é uma terceira vistoria desses hospitais por parte do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS).
Além da participação do presidente da AMRIGS, estiveram presentes o presidente do SIMERS, Dr. Marcos Rovinski; o presidente do CREMERS, Dr. Eduardo Trindade; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS), Leonardo Lamachia; Rafael Russomanno Gonçalves, promotor de Justiça de Canoas; Fernando Uberti, diretor geral do SIMERS; a presidente da OAB Subseção Canoas, Ana Maria Mattielo; Lucas Lazzaretti, presidente da Comissão da Saúde da OAB/RS; e o presidente da Associação Médica de Canoas (Somedica), Dr. Paulo Nader.
Fonte: Thainá Borelli | ASCOM AMRIGS
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2024 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.