Reunião envolveu as três entidades médicas AMRIGS, SIMERS e CREMERS com o Grupo RBS
O encontro foi realizado de forma online por iniciativa do SIMERS com a participação da AMRIGS e do CREMERS e com o diretor executivo de Mídias do Grupo RBS, Marcelo Rech. Em pauta, esteve o recente posicionamento da mídia na qual foram feitas críticas pela colunista Cláudia Laitano. A jornalista relatou que existem dois tipos de médicos: os que estão lutando para salvar vidas e os que não apenas trocaram a ciência pelo pensamento mágico, como se sentem autorizados a defender publicamente remédios e tratamentos sem eficácia ou segurança comprovadas.
A diretora de Exercício Profissional da AMRIGS, Niura Terezinha Tondolo Noro, defendeu em sua manifestação que o médico é o gestor na hora de escolher o tratamento e que deve ser sempre observada a Lei do Ato Médico.
“Vai ser escolhida a medicação conforme a fase em que o paciente chega ao médico. Se ele chega na parte de replicação viral é um tratamento, se chega na fase de inflamação é outra e se chega na fase avançada é outro cenário. Tudo vai depender do histórico, idade e doenças prévias. O importante é que o médico tenha a liberdade de escolha”, afirmou.
O representante do Grupo RBS manifestou que o jornalista tem livre arbítrio para opinar e que a posição institucional da empresa está presente no editorial, sendo já manifestada posição de que a RBS concorda que o médico é quem tem o livre arbítrio para fazer o tratamento.
Artigo da Zero Hora
https://bit.ly/33FdxWc
Fonte: Ascom AMRIGS
Imagem: reprodução AMRIGS
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2024 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.