Nesta quinta-feira (07/02), o Diretor Científico da AMRIGS, Dr. Marcos Vinícius Ambrosini Mendonça, participou do II Fórum de Telemedicina do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília/DF.
A resolução 2.227/2018 do CFM reconhece uso da tecnologia para atendimentos médicos à distância e define diferentes formas de interação entre profissionais e pacientes.
Segundo Mendonça, médicos tanto no sistema público quanto no privado já se comunicam com seus pacientes e com outros médicos e tem experiências interessantes, mas sem reconhecimento ou proteção legal minimamente adequada.
A utilização de tecnologias disruptivas na saúde não é uma novidade. De acordo com o médico, o CFM se posiciona buscando regulamentar a telemedicina como uma ferramenta que será fundamental para o exercício profissional antes que outras profissões assumam ainda mais o trabalho médico. É importante destacar que a telemedicina, de acordo com a resolução, não substitui o processo de trabalho do médico, mas o complementa.
A resolução está em aberto até dia 06 de abril (60 dias), para que as entidades médicas e a categoria encaminhem sugestões para o aperfeiçoamento da norma.
“Iremos criar espaços para discussão do tema entre as entidades médicas e colegas gaúchos até o prazo dado pelo conselho federal e contribuir para garantir os princípios éticos da profissão e a qualidade do atendimento de saúde para as pessoas”, afirma o Diretor da AMRIGS.
(na foto, Dr. Marcos Vinícius; Dr. Edson Prado Machado, vice-presidente do SIMERS; e Dr. Mauro Sparta, Diretor do CREMERS)
Confira o evento na transmissão ao vivo: https://bit.ly/2UIX0Zy
Fonte: Ascom AMRIGS
Fotos: Ascom CFM
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2025 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.