AMRIGS participa de primeira reunião do grupo formado no parlamento gaúcho para debater a crise do IPE Saúde RS

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

AMRIGS participa de primeira reunião do grupo formado no parlamento gaúcho para debater a crise do IPE Saúde RS

Subcomissão da Assembleia Legislativa do RS visitará hospitais credenciados

A primeira reunião da subcomissão criada na Assembleia Legislativa do RS para buscar soluções à crise que vive o IPE Saúde definiu, nesta terça-feira (11/4), um cronograma de visita aos hospitais credenciados ao plano de assistência dos servidores do estado. O objetivo da ação é averiguar a situação dos locais credenciados para o atendimento aos segurados do IPE Saúde e trazer elementos para o debate em relação ao instituto.

Inicialmente, ficou agendado para o dia 19 de abril uma inspeção no Hospital Ernesto Dornelles. Já na Irmandade Santa Casa Misericórdia, a visita ocorrerá dia 25 de abril, e no Hospital da Brigada Militar no dia 26 de Julho.

As datas de visita aos outros hospitais vão ser definidas ao longo dos trabalhos da subcomissão. Entre as instituições que também receberão integrantes da subcomissão estão: o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o Hospital Divina Providência e o Hospital Mãe de Deus, o Hospital São Lucas da PUCRS, o Instituto de Cardiologia, e o Hospital Nossa Senhora das Graças em Canoas.

Nesta quarta-feira, o governo do Estado apresenta um diagnóstico sobre a situação do IPE Saúde às entidades médicas. O presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Gerson Junqueira Jr., reforça que a entidade está na expectativa para ver os detalhes da análise que fez o Piratini sobre a situação.

“Além das questões dos honorários que foram expostas aqui, outro tema extremamente importante é a participação dos médicos no conselho de representação do IPE Saúde, porque nós estamos trabalhando, operando, vivenciando o plano todo dia dentro do hospital, da sala cirurgia, nos consultórios. Por isso nós temos condições de ajudar a reequilibrar o Instituto. Precisamos também de um rigor maior nas contas, uma racionalização dos insumos”, expôs o dirigente da AMRIGS.

Em sua fala na reunião, o deputado Thiago Duarte, que conduziu os trabalhos da subcomissão, informou aos participantes da mesa que 120 médicos já se descredenciaram do IPE Saúde, desde a semana passada, descontentes com a baixa remuneração e com a estrutura da autarquia

“O governo vai apresentar aos deputados um diagnóstico sobre a situação do plano de saúde, mas nós esperamos que o Piratini apresente aos médicos durante a reunião da tarde uma proposta, principalmente em relação à questão dos honorários médicos que estão extremamente defasados. Há mais de 12 anos sem reajuste”. Hoje, a visita médica não paga o estacionamento do Hospital, afirmou o parlamentar.

Durante esta semana, consultas e procedimentos não urgentes do IPE Saúde estão suspensos até hoje, quarta-feira (12), em razão de uma paralisação parcial dos médicos que atendem pelo plano de saúde. O movimento começou nesta segunda (10). As entidades médicas cobram reajuste dos honorários pagos pelo plano dos servidores do estado e uma reestruturação do Instituto.

Ao final da reunião, o presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr., ressaltou que a reivindicação pelo aumento dos honorários médicos é um tema muito importante no debate sobre a situação do IPE Saúde, mas destacou que a questão central defendida pela entidade é a reestruturação como um todo para atender com qualidade a quem contribui com o plano.

“A questão central nesse debate sobre o IPE é a saúde do nosso estado. Os honorários médicos nos preocupam sim, é uma questão de direito, porque há mais de dez anos não se tem reajuste. Isso é um dos pontos da problemática, no entanto não é principal, mas sim a reestruturação do Instituto como um todo para que o IPE Saúde consiga ter uma saúde financeira, de forma reorganizada para que chegue firme e forte no futuro”, destacou.

Também participaram da reunião, Simers, Cremers, o deputado Carlos Burigo, representantes dos Hospitais credenciados no IPE Saúde, Fessergs, OAB-RS. A diretoria do Instituto foi convidada mas não participou da audiência.

No dia 17 de abril, a AMRIGS promove em sua sede na Capital uma audiência pública sobre o IPE Saúde.

Fonte: Airton Lemos
Fotos: Airton Lemos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress