Ciclo de Palestras da instituição alertou sobre os perigos do vírus na gravidez
Nesta terça-feira (08/12), a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) realizou um encontro virtual sobre os impactos do coronavírus em mulheres grávidas. Palestrante convidada do Ciclo de Palestras AMRIGS , a coordenadora do Ambulatório de Diabetes e Gestação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Maria Lúcia da Rocha Oppermann, trouxe atualizações sobre a evolução dos quadros clínicos de pacientes grávidas que testaram positivo para a COVID-19.
Conforme a médica, acreditava-se que o novo coronavírus não trazia riscos para as gestantes. No entanto, ao longo dos últimos oito meses, concluiu-se que mulheres que estão no último trimestre de gravidez ou que são puérperas fazem parte do grupo de risco.
“No caso de gravidez de até três meses, a COVID-19 não causa má formação do feto. Porém, as gestantes de sete meses ou mais precisam estar atentas”, disse Maria, que ressaltou a importância do isolamento social, uso de máscara e higienização das mãos para evitar o contágio.
Segundo a médica, é fundamental que as mães entendam a responsabilidade que carregam neste momento e evitem realizar festas típicas, como chás de fralda e revelação de sexo.
O diretor Científico e Cultural da AMRIGS, Guilherme Napp, participou do encerramento do evento. O profissional da saúde reforçou o impacto das medidas de prevenção à COVID-19 e pediu para que as pessoas respeitem o isolamento social nas festividades de final de ano.
Fonte: Bruna Fonseca
Fotos: Reprodução de imagem
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2025 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.