AMRIGS promove parcerias em prol da doação de órgãos

AMRIGS promove parcerias em prol da doação de órgãos

Categoria:

Compartilhar:

AMRIGS promove parcerias em prol da doação de órgãos

Seguindo o conceito abordado pela campanha “Saúde Preventiva: Pratique Essa Ideia”, idealizada pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) – a qual promove a difusão do conhecimento sobre saúde -, os projetos referentes à doação de órgãos foram ressaltados pela Associação, por meio de parcerias com a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e o Hospital de Pronto Socorro de Canoas.
Em virtude do Dia Nacional do Doador de Órgãos, celebrado no dia 27 de setembro, a AMRIGS, em parceria com o Hospital Dom Vicente Scherer, da Santa Casa, realizou o II Simpósio do Dia Nacional do Doador de Órgãos. O evento ocorreu na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
A programação do Simpósio contou com painéis, uma mesa redonda e um talk show, abordando os diversos aspectos que permeiam o tema da doação, como a ética e o transplante; tipos de transplantes e novas modalidades; identificação do potencial doador; entrevista familiar e comunicação; boas práticas; logística após o aceite familiar; perda e luto; e experiência intervivos no transplante de fígado pediátrico.
Os tabus da doação de órgãos
A morte encefálica, ainda hoje, é um tema pouco discutido e cheio de tabus no Brasil. Isso impede, muitas vezes, que a doação de órgãos tenha resultados ainda mais efetivos. A afirmação é da coordenadora médica da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante no Hospital de Pronto Socorro de Canoas, Caroline Salim.
Dra. Caroline Salim
– Gosto de explicar aos familiares de meus pacientes que existem duas formas de morrer: uma quando o coração para e a outra quando o cérebro para. Entretanto, o significado para esse paciente e seus entes é o mesmo: o de morte. Desde 2013 minha equipe e eu elaboramos um trabalho de treinamento e disseminação desta cultura, o que nos permitiu tornar o HPSC, o hospital com maior número de doações do Estado em 2015 – conta Caroline.
O trabalho desenvolvido pela médica e a sua equipe faz com que o hospital seja responsável por mais de 10% de todas as doações do Rio Grande do Sul. Uma das abordagens dos profissionais é deixar claro que o diagnóstico de morte cerebral, confirmado por dois exames neurológicos detalhados e um exame de imagem que comprove a ausência de circulação sanguínea no cérebro, é irreversível e que não há como ter dúvidas que o paciente já faleceu. 
De forma a oferecer uma estrutura completa de amparo e apoio aos familiares, Caroline ressalta que após a confirmação da morte do paciente, a comissão se dispõe a esclarecer todas as dúvidas e dar continuidade ao processo de doação de órgãos.
A AMRIGS apoia o Hospital de Pronto Socorro da cidade de Canoas, que está promovendo o II Simpósio de doação de órgãos e tecidos para transplantes, no dia 06 de outubro, das 8h30 às 13h, no auditório do HPSC. 
Siga a programação:
8:30- Boas Vindas: Dr° Rafael Lima Silva “Médico Diretor Técnico do HPSC e Drª Caroline Salim-Médica/coordenadora e assistente da UTI-HPSC /Coordenadora da CIHDOTT-HPSC.
9:00- A central de transplantes do estado do RGS- Dr° Cristiano Franke-Médico coordenador da Central de transplantes do Rio Grande do Sul.
9:30-Boas Práticas na doação de Órgãos “Drª Danielle Molardi Aguiar-Médica Intensivista assistente e RT da UTI-HPSC.
10:00- Diagnóstico precoce da Morte Encefálica :Onde e como”-Drº Carlos do Bem-Médico assistente da UTI-HPSC
10:30 “Cofee Break
11:00-Cuidados de Enfermagem ao potencial Doador de órgãos “Enfº Daniel Olivero ” Enfermeiro especialista em Urgência e Emergência e Terapia Intensiva assistente da UTI-HPSC .
11:30- Os desafios da manutenção do potencial doador na sala vermelha do HPSC-Dra° Jill Pereira Duarte ” Médica plantonista da emergência e UTI-HPSC
12:00- A psicologia no processo da doação de órgãos ” Marlon Leal- Psicólogo assistente do HPSC
12:30- OPO versus CIHDOTT-HPSC- Dra. Fernanda Médica coordenadora da OPO1- Enfª. Katiane Rocha ” Enfermeira da OPO 1 e Enfª Kellen Machado “Enfermeira da OPO 1 “Enfª Rosane Barros “Enfermeira OPO 1
13 :00-Encerramento

Confira outras notícias

WhatsApp Image 2023-12-08 at 12.36.04 PM (1)

Compromisso contínuo: AMRIGS fortalece parceria com SOGAMT em noite de posse

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) prestigiou, na noite desta quinta-feira, dia 07 de dezembro, a cerimônia de posse da nova diretoria da Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho (SOGAMT).  O evento, que marcou o início de um novo ciclo na entidade, contou com a participaçã...
Thumb Site

AMRIGS e Audi reforçam Parceria para Oferecer Condições Especiais na Linha de Veículos ...

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) ampliou uma parceria estratégica com a Audi, consolidada no estado gaúcho. A distribuidora exclusiva da marca das quatro argolas, Grupo de Concessionárias Top Car, sediada no Rio Grande do Sul, está lançando, neste mês de dezembro, uma série de co...
Thumb

Através de pesquisa, projetos Caravana Digital e Ciclo de Palestras serão reformulados ...

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), reconhecida no estado e no Brasil como a casa do médico gaúcho, está em processo de reformulação de dois de seus principais projetos científicos: a Caravana Digital e o Ciclo de Palestras. A entidade septuagenária objetiva questionar médicos e mé...
plugins premium WordPress