Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Boas práticas e humanização no SUS são destaques na 3ª Mostra de Atenção Primária à Saúde em Porto Alegre

Na manhã desta quarta-feira, 11 de dezembro, o Teatro AMRIGS foi palco da abertura da 3ª Mostra Porto-alegrense de Atenção Primária à Saúde: Boas Práticas de um Cuidado Humanizado. O evento, que destaca iniciativas de humanização no Sistema Único de Saúde (SUS) da capital, contou com a participação de representantes da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), autoridades da saúde e lideranças comunitárias.

Representando a AMRIGS, o presidente Dr. Gerson Junqueira Jr. compôs a mesa de abertura ao lado do secretário da Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter; do secretário-adjunto de Saúde, Cesar Sulzbach; da diretora de Atenção Primária, Vânia Frantz; da diretora de Atenção Primária e Políticas de Saúde do Estado, Carolina Drugg; e da coordenadora do Conselho Municipal de Saúde, Maria Inês Flores.

Durante seu discurso, o presidente da AMRIGS destacou a importância da parceria da entidade com a Secretaria da Saúde de Porto Alegre, especialmente em momentos desafiadores, como a pandemia de COVID-19 e as enchentes que afetaram Porto Alegre e o Rio Grande do Sul.

“Essa parceria não é apenas com a secretaria de Porto Alegre, mas também com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS), que agora tem sua sede aqui na AMRIGS. Juntos, buscamos unir a Medicina, a saúde e a administração dos municípios para promover boas práticas”, afirmou Dr. Gerson.

Vânia Frantz ressaltou a resiliência dos profissionais de saúde diante das recentes adversidades.

“Cada um aqui é muito forte. Todos nós fomos afetados pela enchente em algum grau. A Mostra é uma homenagem a quem conseguiu enfrentar e se acolher”, analisou.

Fernando Ritter reforçou a relevância da união entre as esferas governamentais.

“Essa mostra é significativa. Nós estamos falando sobre humanização. É importante unirmos forças, pois quando União, Estado e município se unem, nós conseguimos reerguer uma cidade e um estado”.

O secretário da Saúde de Porto Alegre mencionou, ainda, a atuação da AMRIGS em situações de emergência.

“Nestes mesmos espaços onde estamos hoje, a AMRIGS montou um grande centro de distribuição de medicamentos durante as enchentes. Isso demonstra que, juntos, somos mais fortes”, pontuou.

O evento também prestou homenagens a profissionais que se destacaram na promoção e fortalecimento do SUS em Porto Alegre. Foram agraciados:

  • Guaracy Bomfim Viana (homenagem póstuma), sociólogo e fiscal sanitário da Vigilância em Saúde;
  • Vera Maria Rodrigues da Silva, conselheira distrital da Região Nordeste;
  • Maria Cristina Carvalho da Silva (póstuma), psicóloga;
  • Mara Lucia Pessini, enfermeira;
  • Gilmar Campos, conselheiro da Região Lomba do Pinheiro;
  • Christiane Nunes de Freitas, médica;
  • Marcelina Ceolin, enfermeira;
  • Vânia Frantz, nutricionista, diretora de Atenção Primária;
  • Fernando Ritter, cirurgião-dentista, secretário municipal de Saúde.

Com uma programação diversificada, a 3ª Mostra Porto-alegrense de Atenção Primária à Saúde segue até o dia 12 de dezembro, com apresentação de trabalhos, mesas redondas e atividades complementares.

O encontro reflete o compromisso de Porto Alegre com a construção de um sistema de saúde mais acolhedor, participativo e humano. A AMRIGS reafirma seu papel como parceira estratégica na promoção de iniciativas que valorizam a saúde e o cuidado humanizado, fortalecendo os pilares do SUS na capital e no Estado.

Fonte: Ana Carolina Lopes/ASCOM AMRIGS
Fotos: Ana Carolina Lopes/ASCOM AMRIGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress