Na noite desta terça-feira (06/08), a Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (APRS) realizou, em sua sede, localizada na Av. Ipiranga – 5311, em Porto Alegre, o descerramento das placas das resoluções que instituem o Dia do Médico Psiquiatra Gaúcho no dia 25 de abril, e a Semana de Saúde Mental do Estado. O autor das medidas foi o deputado estadual Dirceu Franciscon.
O presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) também esteve presente no evento, juntamente ao presidente da APRS, Dr. Flávio Shansis, e demais membros da Diretoria.
Segundo Dr. Shansis, há cerca de 1.300 médicos psiquiatras no Rio Grande do Sul, a maioria localizada na região metropolitana de Porto Alegre. Entre o cenário psiquiátrico brasileiro, os Estados do Rio Grande do Sul e São Paulo são os maiores centros formadores de profissionais.
Franciscon ressaltou a importância da saúde mental e principalmente a busca por ajuda. “A semana da saúde mental será importante para estimular o diagnóstico, pois a depressão é uma doença silenciosa e quem tem sabe como é o sofrimento”, relata.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que a quantidade de casos de depressão cresceu 18% em dez anos e 300 milhões de pessoas sofrem do transtorno no planeta. De acordo com a OMS, até 2020, essa será a doença mais incapacitante no mundo.
Fonte: Ascom AMRIGS
Fotos: Ascom AMRIGS
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2025 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.