Artigo de Opinião | A cada dois segundos, alguém no mundo precisa de sangue

Artigo de Opinião | A cada dois segundos, alguém no mundo precisa de sangue
Notícias

Categoria:

Compartilhar:

Artigo de Opinião | A cada dois segundos, alguém no mundo precisa de sangue

O sangue é considerado o combustível da vida e a doação, um grande ato de solidariedade. Unir o combustível da vida e o ato voluntário pode salvar muitas vidas. Uma única doação, que atinge o máximo de 450 ml, pode ajudar até quatro pessoas. Defensora da ciência, da medicina e da vida, a Associação Médica do Rio Grande do Sul convida a todos para uma reflexão.

O Junho Vermelho é uma campanha criada pelo Ministério da Saúde em 2015 para incentivar o espírito solidário nas pessoas, mostrando que doar sangue é um ato de amor. A ação auxilia no tratamento de pessoas com doenças hematológicas variadas, como doença falciforme e talassemia. Também auxilia pacientes com doenças crônicas, como câncer, e que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte, transplantes e para situações de urgências, emergências e calamidades.

Doar sangue contribui efetivamente com a transformação para uma sociedade melhor. Por isso, doar vai muito além do ato em si. É transformador de uma vida.

Para doar é preciso estar em boas condições de saúde (pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente) e ter entre 18 e 69 anos. Jovens a partir dos 16 anos já podem doar caso tenham autorização do responsável. Não é necessário estar em jejum. É indicado ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, pesar mais de 50kg e não ter feito cirurgia de grande porte a menos de seis meses da data da doação e de pequeno porte a menos de três meses.

Como incentivadores da vacinação, reforçamos: caso tenha feito a vacina contra a gripe, deve-se aguardar 48h; as demais vacinas com bactérias/vírus vivos, por exemplo sarampo e febre amarela, devem-se aguardar 4 semanas.

A doação de sangue é um ato voluntário, seguro e simples. Crie este hábito e ajude a salvar vidas!

Dr. Gerson Junqueira Jr.
Presidente da AMRIGS

Confira outras notícias

Thumb

AMRIGS e Porto Alegre Convention Bureau projetam série de eventos na sede da entidade

Com o objetivo de discutir novas estratégias e oportunidades de eventos na área médica, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) promoveu, juntamente com o Porto Alegre Convention & Visitors Bureau (POACVB), um encontro entre organizações, empresas e companhias referência na área dos...
sptrs

Nova gestão assume a Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do RS

A Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do RS (SPTRS) está sob nova gestão para o biênio 2024-2025, planejando melhorias e avanços dentro da área de especialidade.  Em entrevista, a nova presidente, Dra. Manuela Cavalcanti, delineou objetivos ambiciosos, demonstrando comprometimento com a...
Thumb

Tabela de procedimentos médicos do IPE Saúde será atualizada pelo Governo do RS

Em reunião com presença da AMRIGS, Executivo do RS anunciou o reajuste dos valores repassados aos profissionais da Medicina credenciados para atendimento ao plano A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) participou nesta segunda-feira (27/11) de reunião na Casa Civil promovida pelo Go...
plugins premium WordPress