Dois novos artigos estão disponíveis no Portal Médico: Medicina e humanismo e Contra o aumento de vagas nos cursos de Medicina. O primeiro foi escrito por Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, e trata sobre as novas áreas de atuação da Medicina aprovadas na Resolução CFM 1.973, de 2011. A norma define como novas áreas de atuação de especialidades médicas a medicina do sono, dor, tropical e a paliativa, tema de análise do artigo.
De acordo com o texto, “pessoas com patologias graves, sem perspectiva de sobrevivência, são duplamente castigadas. Primeiro não têm o que fazer contra a doença. Depois, são praticamente condenadas a um triste fim, já que em geral não há infra-estrutura para atendê-los”, analisa. “Que a trilha aberta pelo CFM estimule o governo e suas estratégias de saúde. É urgente uma política de estado para o atendimento humanizado a esse grupo de pacientes.”, defende Lopes.
O segundo artigo acessível no Portal Médico trata sobre o suposto plano nacional de educação médica, em gestação nos ministérios da Saúde e da Educação. A proposta preveria a criação de 2.500 vagas em cursos de graduação no país com o objetivo de aumentar o total de médicos em atividade, para melhorar o atendimento na rede pública. O texto foi produzido por Desiré Carlos Callegari, 1º secretário do conselho Federal de Medicina (CFM) e presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (Saesp).
O artigo avalia a estratégia do governo como “um dos maiores equívocos no país na área da assistência em saúde” e apresenta questionamentos à tese governamental, como a qualidade do ensino a ser oferecido e a falta de garantia de que de que os novos médicos atenderão nas zonas desassistidas. Os artigos estão disponíveis na seção Opinião e podem ser acessados aqui.
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2024 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.