Entidade gaúcha destaca a importância da vacinação e alinha-se às novas diretrizes do Programa Nacional de Imunizações para o ano de 2024
Desde o dia 1º de janeiro de 2024, novas diretrizes foram implementadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), em consonância com as recomendações do Ministério da Saúde. A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) intensifica seu papel de protagonista na promoção da saúde ao reforçar as orientações essenciais sobre a vacinação.
Como vai funcionar:
Desde segunda-feira (08/01), a vacina contra a COVID-19 está disponível em postos de Porto Alegre somente para pessoas que fazem parte dos grupos prioritários ou ainda não completaram o esquema vacinal básico, com duas doses. A mudança foi anunciada na manhã de sábado (06/01) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e está de acordo com as orientações repassadas pelo Ministério da Saúde ainda no ano passado.
As pessoas aptas a receber a vacina contra COVID-19, disponível em todas as unidades de saúde de Porto Alegre, fazem parte dos seguintes públicos:
Para pessoas a partir dos 5 anos de idade que não fazem parte dos grupos prioritários e já possuem duas doses de vacina contra COVID-19, não há mais a recomendação de vacinação, pois estão com esquema completo. Indivíduos que não foram imunizados ou que tenham apenas uma dose podem iniciar ou completar o esquema básico de duas doses com a vacina disponível para a idade, com intervalo de quatro semanas entre as doses.
Crianças
A partir deste ano, a vacinação contra a COVID-19 de crianças de seis meses a menores de cinco anos passou a estar incluída no Calendário Nacional de Vacinação. Para as crianças, a recomendação é aplicar a primeira dose da vacina aos seis meses de idade, a segunda dose aos sete meses e a terceira dose aos nove meses. Todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos não vacinadas ou com doses em atraso poderão completar o esquema de três doses, seguindo o intervalo recomendado de quatro semanas entre a primeira e a segunda doses e oito semanas entre a segunda e a terceira. Crianças que já receberam três doses de vacinas contra a COVID-19, neste momento, não precisam de doses adicionais.
O presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Dr. José Paulo Ferreira enfatiza a eficácia e segurança das vacinas COVID-19 licenciadas para crianças e adolescentes.
“As vacinas são extremamente seguras e eficazes em evitar a doença nas suas formas mais graves”, destaca.
A AMRIGS ressalta a importância de seguir as orientações do PNI e do Ministério da Saúde para garantir uma proteção eficaz contra a doença, especialmente para os grupos mais vulneráveis.
Fonte: ASCOM AMRIGS
Foto: AMRIGS
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2024 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.