A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou na manhã desta quarta-feira (29/03), uma nova Audiência Pública para discutir período de espera para início do tratamento oncológico na Região da Serra. A proposição da reunião, que teve sua discussão ampliada para todo o estado, foi do deputado Pepe Vargas (PT). O diretor Administrativo da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Dirceu Rodrigues, representou a entidade no encontro de formato híbrido.
O município de Caxias do Sul é referência no tratamento oncológico. Apesar da lei dos 60 dias (Nº 12.732/12), que garante ao paciente com câncer o direito de iniciar o tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) em, no máximo, 60 dias após o diagnóstico da doença, atualmente, a espera pelo tratamento chega, em média, a 6 meses, segundo a Coordenadoria Regional de Saúde da Serra.
O grupo que participou da Audiência da Comissão de Saúde, formado por entidades médicas, hospitais e representantes municipais, solicita esclarecimento do governo estadual sobre a questão.
Fonte: ASCOM AMRIGS
Foto: Reprodução de imagem/AMRIGS
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2024 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.