Avaliação de estudantes de Medicina será discutida em Fórum no CFM

Avaliação de estudantes de Medicina será discutida em Fórum no CFM

Categoria:

Compartilhar:

Avaliação de estudantes de Medicina será discutida em Fórum no CFM

A avaliação do estudante de medicina e das instituições de ensino médico será o centro das discussões do VII Fórum Nacional de Ensino Médico, que acontece nos dias 6 e 7 de outubro na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília (DF).
Participam desse debate as principais entidades do país envolvidas com o assunto: além do CFM, Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), Associação Médica Brasileira (AMB), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), além de representações estudantis e universidades públicas e privadas.
O evento contará ainda com a presença de um palestrante internacional, John Norcini, da FAIMER, uma fundação para o avanço da educação e pesquisa médica internacional. Norcini falará sobre o estado da arte da avaliação do estudante de medicina e das instituições formadoras.
“O movimento médico continua firme no propósito de lutar por investimento em formação e capacitação de docentes e preceptores, e garantir que as avaliações sejam de fato formativas para o aluno e diagnósticas e devolutivas para as instituições de ensino médico”, afirma o coordenador da Comissão de Ensino Médico do CFM, Lúcio Flávio Gonzaga Silva.
Gonzaga aponta ainda o alarmante número de cursos de Medicina no Brasil (atualmente, 271), que continuam a ser inaugurados sem atendimento às exigências mínimas estabelecidas em portarias dos ministérios da Educação e da Saúde, trazendo sérios riscos para a formação médica e o atendimento da população.
“Somos superados apenas pela Índia, que tem 381 cursos, mas uma população cinco vezes maior que a nossa. Hoje, temos mais escolas que qualquer outro país do globo, incluindo todos os mais populosos, como China, Estados Unidos, Rússia, México e Japão”, denuncia.
Para o conselheiro, o evento representa “a oportunidade de traçarmos estratégias por mudanças na estrutura social do ensino médico e na lógica política das escolas”.
 
Serviço:
VII Fórum Nacional de Ensino Médico
Data: 6 e 7 de outubro de 2016
Local: Auditório do CFM – SGAS 915, Lote 72, Asa Sul, CEP 70390-150, Brasília (DF)
Organização: Comissão de Ensino Médico do Conselho Federal de Medicina (CFM)
Inscrições: CLIQUE AQUI
 
Programação preliminar:

Confira outras notícias

thumb site

DU AMRIGS marca presença na recepção de calouros da Universidade Franciscana em Santa M...

A recepção dos alunos do primeiro semestre de Medicina da Universidade Franciscana (UFN) em Santa Maria, que marcou o início da jornada acadêmica dos novos estudantes, contou com a presença da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e do seu Departamento Universitário (DU), representado p...
240223_CristineRochol_Formatura_SMS-0326

Cerimônia de formatura dos residentes do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre cel...

Na última sexta-feira, 23 de fevereiro, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) sediou a cerimônia de formatura dos residentes do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS-POA). O momento marcou a conclusão de uma importante etapa na jornada acadêmica e profissional na residência ...
Thumb Site

Preciso fazer minha primeira declaração de imposto de renda em 2024. E agora?

Dúvidas sobre como declarar corretamente o Imposto de Renda afligem até mesmo os contribuintes mais experientes. Quem vai fazer a declaração pela primeira vez precisa ter atenção redobrada para evitar os erros que fazem o contribuinte cair na malha fina da Receita Federal. Os estreantes precisam ...
plugins premium WordPress