Brasil doa vacinas contra raiva humana ao Haiti com apoio do PANAFTOSA e OPAS

Brasil doa vacinas contra raiva humana ao Haiti com apoio do PANAFTOSA e OPAS

Categoria:

Compartilhar:

Brasil doa vacinas contra raiva humana ao Haiti com apoio do PANAFTOSA e OPAS

O governo do Brasil doou 15 mil doses de vacinas contra raiva humana ao Haiti para proteger pessoas que foram expostas à doença. A iniciativa contou com o apoio do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa da Organização Pan-Americana da Saúde (PANAFTOSA/OPAS).
O ministro da Saúde do Brasil, Ricardo Barros, entregou a doação pessoalmente à sua contraparte, Marie Greta Roy Clément, ministra de Saúde Pública e População do Haiti, durante cerimônia com a participação do representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no país, Luis Codina, e do diretor da PANAFTOSA, Ottorino Cosivi. As vacinas chegaram na última semana à capital haitiana, Porto Príncipe.
A região das Américas está muito perto de eliminar a raiva humana transmitida por cães e o Haiti é um dos poucos países onde essa doença ocorre. Por esta razão, é um país prioritário, onde a OPAS/OMS, por meio da PANAFTOSA ” seu centro especializado em Saúde Pública Veterinária “, apoia ações nacionais para eliminar a doença. Além de facilitar o processo de doação de vacinas contra a raiva humana, a OPAS/OMS também apoia, desde 2016, o treinamento de 283 profissionais de saúde haitianos que trabalham em 110 centros de saúde. A capacitação abrange o atendimento médico de pessoas expostas ao vírus da raiva em sete dos 10 departamentos que estão no país. O treinamento de profissionais de saúde nos três departamentos restantes (Grand’Anse, Sud e Nippes) estão agendados para os próximos meses.
A OPAS trabalhou junto ao Ministério da Saúde Pública e População do Haiti para garantir que os 110 centros de saúde tenham a vacina disponível e que os profissionais treinados possam aplicá-la. Essas ações apontam melhorias no acesso ao tratamento de pessoas mais vulneráveis. Adicionalmente, trabalhou-se conjuntamente na distribuição de materiais informativos na língua local e como agir em caso de agressão por cães que podem ter raiva.
Outra ação fundamental para a eliminação da raiva humana transmitida por cães são as campanhas de vacinação canina implementadas pelo Ministério da Agricultura, Recursos Naturais e Desenvolvimento Rural do Haiti. Essas iniciativas contam com a colaboração técnica do PANAFTOSA e dos Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), bem como de outros atores nacionais e internacionais.
A raiva é uma doença causada por um vírus transmitido aos seres humanos por meio de mordidas ou arranhões de animais infectados (principalmente cachorros e animais selvagens, como morcegos). Existem vacinas seguras e eficazes para evitar a raiva em animais, bem como vacinas de uso humano a serem administradas antes e após exposições suspeitas. A limpeza imediata da ferida e a vacinação o mais rápido possível após o contato com um animal com suspeita da doença, na maioria dos casos, previne o aparecimento dessa enfermidade e mortes.
A manutenção da alta cobertura de vacinação nas populações caninas reduziu a frequência de casos de raiva em cães. A maioria dos países da região eliminou a raiva humana transmitida por cães.

Confira outras notícias

WhatsApp Image 2023-12-08 at 12.36.04 PM (1)

Compromisso contínuo: AMRIGS fortalece parceria com SOGAMT em noite de posse

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) prestigiou, na noite desta quinta-feira, dia 07 de dezembro, a cerimônia de posse da nova diretoria da Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho (SOGAMT).  O evento, que marcou o início de um novo ciclo na entidade, contou com a participaçã...
Thumb Site

AMRIGS e Audi reforçam Parceria para Oferecer Condições Especiais na Linha de Veículos ...

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) ampliou uma parceria estratégica com a Audi, consolidada no estado gaúcho. A distribuidora exclusiva da marca das quatro argolas, Grupo de Concessionárias Top Car, sediada no Rio Grande do Sul, está lançando, neste mês de dezembro, uma série de co...
Thumb

Através de pesquisa, projetos Caravana Digital e Ciclo de Palestras serão reformulados ...

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), reconhecida no estado e no Brasil como a casa do médico gaúcho, está em processo de reformulação de dois de seus principais projetos científicos: a Caravana Digital e o Ciclo de Palestras. A entidade septuagenária objetiva questionar médicos e mé...
plugins premium WordPress