Buscar atendimento médico emergencial pode evitar 50% das mortes por infarto

Buscar atendimento médico emergencial pode evitar 50% das mortes por infarto

Categoria:

Compartilhar:

Buscar atendimento médico emergencial pode evitar 50% das mortes por infarto

Realizar check-up anual é solução para prevenir doenças cardiovasculares 
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que anualmente cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem vítimas de doenças cardiovasculares no mundo. No Brasil, a média anual chega a 350 mil, o que corresponde a um óbito a cada 40 segundos – duas vezes mais que todas as mortes decorrentes de câncer no país.
“Infarto e demais doenças cardiovasculares, assim como, outros problemas de saúde podem ser evitados com a realização de check-up anual”, alerta o médico José Eduardo Marquesini, cardiologista e chefe do serviço de cardiologia do Hospital VITA, em Curitiba. Segundo ele, é fundamental que a partir dos 40 anos as pessoas tenham o hábito de consultar regularmente um médico e fazer exames para checar a saúde ao menos uma vez ao ano. “Após os 40 anos, homens e mulheres estão mais suscetíveis às doenças do coração e ao infarto. Além disso, há alguns fatores de risco que estão associados ao problema, como hipertensão arterial, colesterol elevado e tabagismo”, ressalta.
Sintomas do infarto: 
O médico explica que, geralmente, a dor cardíaca está centrada da parte torácica e em alguns casos pode ser desencadeada a partir de atividades físicas. “O caráter da dor é mais opressivo, é como um aperto, pacientes relatam que a sensação é a de como se tivesse um peso sobre o peito. Os sintomas do infarto são múltiplos, pode ocorrer dificuldade de respiração, sudorese (suor excessivo), náuseas e vômitos”, destaca Marquesini.
A dor permanece, em média, durante 20 minutos, podendo cessar e voltar. Em alguns casos, pode continuar por mais tempo, até 40 minutos”, explica o médico. Quanto à intensidade, segundo ele, pode ser de moderada a alta. “Em pacientes diabéticos e idosos, pode se apresentar de forma mascarada, isto é, não haver qualquer dor no peito, ocorrer apenas um incômodo, semelhante a uma indigestão”, ressalta.
“Ao sentir dor ou algum desconforto, a pessoa deve ir imediatamente ao hospital, 50% das pessoas que morrem por infarto é porque não tiveram atendimento médico, muitas vezes por não dar importância à dor e achar que não é nada grave e que não há necessidade de buscar auxílio médico”, alerta o cardiologista.
Dicas de prevenção:
– Controlar a pressão arterial;
– Monitorar os níveis de açúcar para que estes não fiquem elevados;
– Dieta saudável;
– Praticar atividade física regularmente;
– Evitar o tabagismo.

Confira outras notícias

Thumb Site

Eleições Instituto Vida Solidária | Fique atento!

Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e o Instituto Vida Solidária (IVS) convocam todos os Associados Fundadores e Efetivos do IVS para suas Eleições Gerais de renovação da gestão para o triênio 2023-2026. As votações acontecerão no dia 18 de dezembro, na modalidade online. Fique ate...
IMG_9611

Segunda edição do Fórum Saúde Mulher apresenta estratégias para o plano de redução da m...

Priorizando a saúde das mulheres, o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS) promoveu na tarde desta segunda-feira, 27 de novembro, o 2° Fórum Saúde Mulher. O intuito do evento foi debater formas para o estabelecimento de novas diretrizes que possam resultar na redução da mort...
Thumb Site

Nota Pública Conjunta | AMRIGS, CREMERS e SIMERS se manifestam contrários à Resolução 7...

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS) e o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) unem-se em uma nota pública conjunta para expressar veemente oposição à Resolução 731/2023 do Conselho Federal de Enfermag...
plugins premium WordPress