Campanha da Sociedade de Dermatologia Dezembro Laranja chama atenção para a prevenção do câncer de pele

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Campanha da Sociedade de Dermatologia Dezembro Laranja chama atenção para a prevenção do câncer de pele

 

A exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à saúde, além de ser responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil, o câncer da pele. Preocupada com os números alarmantes da doença no país, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) criou, em 1999, o Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele (PNCCP). A iniciativa engloba diversas ações de combate à doença e leva aos brasileiros informação, diagnóstico e tratamento de qualidade, tudo gratuitamente. Desde a implantação da Câncer da Pele, foram atendidas mais de 518 mil pessoas em todo o Brasil, sendo mais de 40 mil detectadas com a doença e encaminhadas para tratamento gratuito.

Em 2012, a SBD estabeleceu o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, que em 2015 foi celebrado em 7 de novembro e atende anualmente mais de 30 mil pessoas. Na ocasião, médicos da SBD realizaram o exame preventivo em pacientes com suspeita da doença em serviços de saúde distribuídos por todo o Brasil. Na ação, a SBD promove também a realização de palestras informativas, distribuição de folders e protetores solares.

Em 2014, a SBD iniciou o movimento de combate ao câncer da pele denominado “Dezembro Laranja”, a fim de estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele. Durante um mês inteiro, a entidade realizou ações para lembrar como evitar o câncer que mais atinge o país, convidando a população brasileira a compartilhar nas redes sociais uma foto vestindo uma peça de roupa laranja e publicá-la com a hashtag #dezembrolaranja. Os dermatologistas da SBD também se engajaram no movimento, reforçando sua importância no combate à doença.

cristo dezembrolaranja

cristo dezembrolaranja

Este ano, a entidade realiza o movimento pelo segundo ano consecutivo. Diversas ações estão sendo planejadas para acontecer durante todo o mês de dezembro, como a iluminação de importantes monumentos brasileiros, como o Cristo Redentor, iluminado de laranja, no dia 11, às 19h30, para chamar a atenção da população para o combate e a prevenção ao câncer da pele. A ação é fruto da parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro e a SBD.

A incidência do câncer de pele no país tem aumentado, e a estimativa do Inca é de cerca de 175 mil casos em 2016. Para aderir à campanha, a SBD tem estimulado o público a trocar a foto do perfil do Facebook e Twitter. Para isso, basta entrar no hotsite Controle o Sol  e seguir o passo a passo.

Grande parte dos casos de câncer de pele pode ser evitada com medidas simples de fotoproteção, como o uso do filtro solar, chapéu, óculos, além de cuidar do excesso de exposição ao sol e de ficar atento aos horários certos para isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress