Campanha de mídia reforça chamado para vacinação contra o sarampo no Estado

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Campanha de mídia reforça chamado para vacinação contra o sarampo no Estado

A Secretaria Estadual da Saúde lança nesta quarta-feira (13/07) uma campanha de mídia em televisão, rádio e jornais reforçando o chamado para a campanha de vacinação contra o sarampo, que vai até o dia 22 de julho. Até lá, todas as crianças de 1 ano a menores de 7 devem ser imunizadas, mesmo que já tenham recebido a vacina em outros anos. No RS, são cerca 805 mil crianças nessa faixa etária. Destas, cerca de 630 mil – ou 78% – já receberam a dose desde o lançamento da campanha (18 de junho). Até o momento, 185 municípios do Estado já atingiram a meta de 95% de cobertura. A vacina, que também protege contra a rubéola e a caxumba, está disponível nas redes de atenção básica dos municípios.

Essa vacinação é chamada de campanha de seguimento, que ocorre no intervalo de três a cinco anos. A última foi realizada em 2004, outra estava prevista para 2009, mas não aconteceu por conta da pandemia da H1N1, nem ocorreu em 2010 por conta da vacinação contra a Gripe A H1N1. O Rio Grande do Sul e outros sete estados (SP, MG, RJ, PE, BA, CE e AL) foram identificados pelo Ministério da Saúde para terem a campanha antecipada, levando em conta critérios de fluxo turístico, densidade populacional e localidades com menores coberturas da vacina nos últimos anos.

Neste ano, o Rio Grande do Sul já registrou sete casos confirmados de sarampo. Todos são de pessoas não vacinadas e que tiveram contato com viajantes portadores da doença. Em 2010 foram oito casos confirmados no Estado – todos importados ou associados a esses casos vindos do Exterior.

VIAJANTES – O Ministério da Saúde recomenda a todos os viajantes que, antes visitar outros países, procurem um posto vacinação para se proteger contra o sarampo e a rubéola. É importante que os não vacinados recebam a dose pelo menos 15 dias antes da partida. Além disso, crianças que receberam a tríplice viral entre os seis e 11 meses de vida devem ser revacinadas aos 12 meses de idade.

 

Veja e escute as peças publicitárias:

Vídeo

Spot para rádio

Mídia impressa (colorida)

Mídia impressa (P&B)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress