Em janeiro, 3.685 doses da vacina contra febre amarela foram aplicadas na rede municipal de saúde, conforme os registros no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). Em todo o mês de janeiro de 2016, foram administradas 899 doses de vacina contra a febre amarela. Os números deste ano são parciais.
Mesmo com o aumento da procura pela vacinação contra a febre amarela, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Núcleo de Imunizações da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), está mantendo a reposição das doses solicitadas. Mais de 100 salas de vacina estão abertas na rede municipal para imunizar a população, de acordo com o esquema vacinal. A coordenadora do Núcleo de Imunizações da CGVS, enfermeira Raquel Cristine Barcella, ressalta a importância da apresentação da caderneta de vacinação para avaliação do esquema vacinal de cada pessoa.
A coordenadora do Núcleo destaca ainda que para o mês de fevereiro foi solicitado um quantitativo 50% superior ao habitual de doses para o Centro Estadual de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (CEVS/SES). Raquel explica que a destinação depende da SES, a partir do recebimento do imunobiológico destinado pelo Ministério da Saúde. Até o momento, não há registro de problemas no abastecimento da vacina contra a febre amarela no país.
Em 11 de janeiro, o CEVS/SES emitiu Alerta Epidemiológico sobre a febre amarela. Entre as recomendações do documento, está a atualização da situação vacinal da população sem vacina ou com o esquema incompleto, além de vacinação de viajantes para áreas de recomendação de vacinação e/ou circulação do vírus amarílico conforme indicação do Ministério da Saúde. Esta vacinação deve ser realizada no período não inferior a 10 dias da sua viagem.
Desde 2010, a Capital é área com recomendação da vacina. Durante todo o ano de 2016, foram aplicadas 36.024 doses da vacina na população de Porto Alegre.
Mais de 100 salas estão abertas na rede municipal para imunizar a população