Caravana AMRIGS contra o Aedes encerra em Ijuí

Caravana AMRIGS contra o Aedes encerra em Ijuí

Categoria:

Compartilhar:

Caravana AMRIGS contra o Aedes encerra em Ijuí

Mais de mil quilômetros percorridos entre oito cidades, em quatro dias. Ao todo, 12 palestras ministradas sobre temas como o Aedes aegypti, gripe A H1N1 e responsabilidade civil, criminal e ética do médico. Esse foi o saldo da Caravana AMRIGS contra o Aedes noroeste gaúcho

Ijuí foi a última das oito cidades visitadas pelas Caravanas AMRIGS contra o Aedes aegypti. O município recebeu uma palestra especial sobre a gripe A H1N1, ministrada pelo médico Thiago Frank, especialista em Medicina de Família e Coordenador Estadual da Atenção Básica do RS. Na oportunidade, Frank também reforçou as ações públicas de prevenção e combate ao mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. 
“O nosso objetivo é sensibilizar o publico em geral e, principalmente, a gestão municipal a respeito do problema do Aedes aegypti e suas doenças relacionadas, como também capacitar os profissionais sobre o diagnóstico e manejo do vetor de doenças como a Dengue e a Chikungunya. Aproveitamos também para conversar sobre a gripe, pois com a chegada do frio o número de casos de dengue diminui, mas ao mesmo tempo haverá um aumento na proliferação do vírus dessa enfermidade”, afirmou Thiago Frank.
A secretária da Saúde de Ijuí, Márcia Elisa Basso Boniatti, participou do evento. A AMRIGS foi representada pelo diretor de Integração e coordenador da Caravana AMRIGS, o médico Bernardo Aguiar. A caravana no município foi recepcionada pela presidente da Associação Médica do Noroeste – AMEN, Márcia da Costa Eifler. Também estiveram presentes os conselheiros da AMRIGS, Bruno Wayhs, Miréia Simões Pires Wayhs e Gilberto Pereira Gomes.
Segundo a representante do Conselho de Representantes AMRIGS em Ijuí, Marília Thomé da Cruz, a Caravana AMRIGS está sendo estimulada para que aconteça cada vez mais nas cidades do interior.
“A AMRIGS tem como missão promover e difundir o conhecimento, influenciando na melhoria da saúde, das condições sociais, políticas, organizacionais e econômicas dos associados e da comunidade, por meio de ações de capacitação e aprendizagem, eventos e programas sociais, de forma sustentável. Por isso, a ideia da AMRIGS é aproximar as cidades mais distantes da capital para que haja um entrosamento maior entre os profissionais de medicina”, destaca Marília.
As cidades atendidas pelas Caravanas AMRIGS contra o Aedes foram: Carazinho (27/04); Sarandi, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen (28/04); Tenente Portela, Três de Maio e Santa Rosa (29/04) e Ijuí (30/04). As palestras sobre o Aedes e a gripe A H1N1 foram ministradas pelo médico Coordenador Estadual da Atenção Básica do RS, Thiago Frank. Em Santa Rosa, também foi apresentada a palestra “Responsabilidade Civil, Criminal e Ética do Médico”, ministrada médico Bernardo Aguiar. 
As Caravanas AMRIGS levaram às cidades visitadas o mais novo projeto da Associação Médica do RS: “SAÚDE PREVENTIVA: Pratique essa Ideia!”, apoiado na educação e na prevenção, com o objetivo de promover o conhecimento sobre a medicina preventiva e levá-lo à sociedade gaúcha.  A iniciativa incentiva medidas e ações de saúde voltadas para a prevenção de doenças ou seu agravamento.

Confira outras notícias

WhatsApp Image 2024-02-20 at 11.34.45 AM

Crescimento da Prova AMB/AMRIGS é pauta em reunião com AMB e federadas brasileiras

Na noite do dia 19 de fevereiro, representantes da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), da Associação Médica Brasileira (AMB) e das federadas dos estados do Ceará (CE), Pará (PA), Pernambuco (PE), Rio de Janeiro (RJ), Santa Catarina (SC) e Maranhão (MA) reuniram-se de forma híbrida pa...
WhatsApp Image 2024-02-19 at 4.55.17 PM

Recomendações do 2° Fórum Saúde Mulher estão cada vez mais perto

Prosseguindo com o calendário de encontros do 2° Fórum Saúde Mulher, os grupos multidisciplinares de voluntários estão chegando ao final de mais uma etapa de trabalho, este, designado à preparação da Carta de Porto Alegre, documento que será apresentado oficialmente no XXVI Congresso Brasileiro d...
WhatsApp Image 2024-02-17 at 1.13.43 PM

Rio Grande do Sul conta com mais um empreendimento dedicado à saúde dos gaúchos

A Associação Médica do Rio Grande do Sul teve a satisfação de fazer parte da inauguração do Hospital MonPorto, um marco significativo para o setor de saúde na cidade de Rio Grande e em toda a região sul do estado. A solenidade, realizada na tarde da última sexta-feira, dia 16 de fevereiro, contou...
plugins premium WordPress