Caravana AMRIGS debateu novos protocolos sobre uso de agrotóxicos nos alimentos

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Caravana AMRIGS debateu novos protocolos sobre uso de agrotóxicos nos alimentos

Por estar localizada em uma região com forte produção agrícola, a cidade de Santo Ângelo foi escolhida para receber mais uma edição da Caravana AMRIGS. No dia 25 de junho aconteceu a palestra “Agrotóxicos e os Riscos à Saúde”. A graduada em Biologia e Direito, e especialista em Saúde Pública, mestre em Saúde Coletiva e especialista em Direito Sanitário, Vanda Garibotti, reforçou a importância de retomar o assunto que, no ano passado, já havia sido colocado em discussão.

“A novidade é que, agora, há uma ideia mais assertiva do volume de agrotóxicos utilizados a partir de um sistema de informações. Iremos abordar, também, novas diretrizes e protocolos clínicos que saíram do ano passado para cá”, disse.

A médica Virgínia Dapper, referência no tema, com residência em Medicina Preventiva, especialista em Medicina do Trabalho e em Toxicologia Aplicada, detalhou características das novas diretrizes apresentadas pelo Ministério da Saúde no final do ano passado.

“As medidas incluem uma abordagem geral e outra específica para organofosforados e carbamatos (compostos utilizados no controle de parasitas em animais e que podem gerar resíduos nos produtos alimentícios derivados, representando um risco para o consumidor). O glifosato, muito comum no Brasil, também estará na programação”, explicou.

A palestra aconteceu na Unimed Missões, em Santo Ângelo. A iniciativa foi da AMRIGS com apoio do Centro Estadual de Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul (CEVS) Governo do Estado e Unimed Missões/RS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress