Na tarde de quinta-feira (23), a Comissão Estadual de Honorários Médicos (CEHM-RS) se reuniu na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) para planejar suas ações para o ano de 2018. O grupo busca discutir as situações irregulares dos planos e operadoras de saúde. A CEHM-RS já identificou irregularidades em algumas operadoras e intensificará a revisão dos reajustes contratuais propostos por elas, para que estejam de acordo com a legislação da Agência Nacional de Saúde (ANS) em relação à atualização nas negociações.
Uma das ações previstas será o fortalecimento do seu site e de suas mídias sociais, para alertar prontamente aos médicos quando houver alguma prática abusiva por parte dos planos de saúde. Consta também no calendário de atividades a convocação de reuniões periódicas com as operadoras, processo este que vem sendo realizado desde 2015 e que tem como objetivo apontar as irregularidades estudadas e negociar os valores destinados à categoria médica.
Além disso, o Médico de Família e Comunidade, e Diretor do Exercício Profissional da AMRIGS, Dr. Marcos Vinícius Ambrosini Mendonça, foi apresentado e introduzido à Comissão. Segundo ele, os encontros também são essenciais para tomadas de decisões e atualização de assuntos de diretoria.
Também estavam presentes na reunião os representantes do Sindicato Médico (SIMERS), Dr. Jorge Eltz e Simone Hahn; do Conselho Regional de Medicina (CREMERS), Dr. Iseu Milman e Renato Lindner; e da AMRIGS, Maria da Graça Schneider.