Em reunião realizada no CREMERS, no dia 29 de abril, a Comissão Estadual de Honorários Médicos do Rio Grande do Sul (CEHM-RS), recebeu o Dr. Francisco Antônio Santa Helena, Diretor do Centro Clínico Gaúcho. Na ocasião, o Dr. Santa Helena informou ao grupo sobre valores de consulta – R$ 70,00 em média, chegando R$120,00 em algumas especialidades, alegou inexistência de glosas e afirmou que os contratos de prestação de serviços são 98% com pessoas jurídicas e não com prestadores de serviços de pessoa física. Ele também explicou que, de 120 mil consultas, apenas 2,8% são de médicos credenciados (cerca de 300 empresas médicas prestadoras de serviços), o restante é serviço próprio.
A Comissão questionou sobre a regulamentação da ANS, através da Lei 13.003/2014 e a súmula nº 26/2015, que parametriza as relações dos prestadores de serviço e operadoras de saúde no que se refere à periodicidade de reajustes anuais com base no INPC, que é uma antiga reivindicação das Entidades Médicas.
O grupo também discutiu estratégias de abordagem ao IPE para sanar as questões do reajuste dos médicos credenciados e da implantação da CBHPM.
Participaram da reunião os representantes do CREMERS, Dr. Iseu Milman; da AMRIGS, Dr. Jorge Utaliz e Maria da Graça Schneider; e do SIMERS, Dr. Jorge Luiz Eltz De Souza, Cristiana Menezes Leão e Samanta Cardoso Bertei.