A Sul América Saúde reajustou em 19,74% o valor da consulta médica, de forma isonômica. Desde 1º de setembro, a consulta passou de R$ 55,12 para R$ 66. O aumento foi comunicado pelos executivos da operadora aos integrantes da Comissão Estadual de Honorários Médicos do RS (CEHM-RS), na tarde de quarta-feira (11), em reunião realizada no Conselho Regional de Medicina do RS (CREMERS). A Comissão considerou positivo o resultado do processo de negociação com a Sul América, que concedeu um aumento real na remuneração dos 1,8 mil médicos referenciados (pessoa jurídica e física) no Estado, já que a inflação do período foi de 6,09%.
O supervisor dos Prestadores da Região Sul, Gerson Costa, e a gerente Regional da Região Sul, Jacqueline Matos, informaram que a empresa está operando com o faturamento eletrônico em alguns pontos. Os representes da Sul América apresentaram o modelo de contrato usado pela empresa, adequado a Instrução Normativa 49 da ANS.
Sobre a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), a operadora alegou que não há como implantar a última edição por impactos financeiros e operacionais, mas que tudo se encaminha para esse sentido. Atualmente, o plano usa uma classificação própria com portes a nomenclaturas similares à 4ª edição da CBHPM.
Os integrantes da CEHM enfatizaram a importância da adoção da CBHPM plena mais recente como forma de referência, pois conforme a tecnologia avança, procedimentos médicos mais modernos são incluídos e os obsoletos são excluídos.
Participaram da reunião o diretor de Relações Associativas e Culturais da AMRIGS, Jorge Utaliz, e a gerente do Núcleo de Defesa Profissional da entidade, Maria da Graça Schneider. Do SIMERS, a assessora da diretoria, Cristiana Menezes, e do CREMERS, o segundo secretário, Isaías Levy e a secretária operacional, Verônica Soares Cuba.
A Operadora
A Sul América Saúde tem 2,5 milhões de segurados no Brasil. Desde total, 55 mil estão no RS, concentrados em Porto Alegre e na Região Metropolitana (87%). A rede referenciada de médicos atende os mais diversos planos e produtos da empresa, sendo que 93% deles são planos de empresas de pequeno e médio porte.
Regulamentação da ANS
A IN 49 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) de 17 de maio de 2012regulamenta o novo formato do contrato que está sendo utilizado no credenciamento dos profissionais médicos sobre a regularidade dos reajustes de honorários médicos, constando de forma clara a periodicidade e as formas do reacerto.
O médico que tiver qualquer dúvida em relação à Instrução Normativa 49 da ANS pode entrar em contato com a CEHM, pelo e-mail cehmrgs@gmail.com.
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2025 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.