Cerimônia marca a inauguração da nova UTI do Santo Antônio

Cerimônia marca a inauguração da nova UTI do Santo Antônio

Categoria:

Compartilhar:

Cerimônia marca a inauguração da nova UTI do Santo Antônio

Produto da vitoriosa campanha iniciada em 2014 pelo grupo Voluntárias Pela Vida, a nova unidade permite que a Santa Casa amplie em 25% o atendimento às crianças que necessitam tratamento de alta complexidade.
A nova UTI do Hospital da Criança Santo Antônio, unidade de pediatria do complexo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, foi inaugurada na manhã desta quarta-feira, no mês dedicado a Santo Antônio. A unidade incorpora dez leitos de UTI aos 30 já existentes, possibilitando um aumento de 25% no número de procedimentos de alta complexidade em pacientes pediátricos, sobretudo de cirurgias cardíacas e de malformações digestivas e urológicas, além de transplantes de coração, fígado e rins.
Solidariedade à favor da saúde dos pequenos
A construção da nova UTI, que teve um custo aproximado de R$ 3,7 milhões, foi inteiramente financiada com os recursos arrecadados pelo grupo Voluntárias Pela Vida. Sensibilizadas com a necessidade de ampliar o atendimento de recém-nascidos que dependem de procedimentos de alta complexidade para sobreviver, as senhoras da sociedade gaúcha Cláudia Bartelle, Helena Bartelle, Josiane de Castro, Mariana Chies, Marina Sirotsky, Nora Teixeira, Renata Callage, Rosana da Silveira, Sabrina Ribeiro e Scheila Vontobel reuniram-se, no ano passado, para, através de doações e do resultado de eventos beneficentes, tornar possível alcançar a quantia necessária para a construção desta UTI, feito que elas conseguiram em apenas quatro meses.
Os pássaros e o poeta
A ambientação do local segue a linha humanizada já existente no Santo Antônio. Cada um dos dez leitos da nova UTI é batizado com o nome de um dos pássaros mais populares entre os que incluem o Rio Grande do Sul em seu habitat. Além do nome no leito, a sala de espera da UTI é decorada com textos explicativos e paineis multicoloridos retratando situações características da vida dos padrinhos escolhidos: Quero-quero, Sabiá-do-campo, Beija-flor, Cardeal, Pica-pau, Bem-te-vi, Tesourinha, João-de-barro, Freirinha e Tico-tico.
A ideia chegou para mim pronta, pois o Hospital Santo Antônio já tem em suas instalações desenhos baseados no livro Lili inventa o Mundo, de Mario Quintana,” explica o artista plástico porto-alegrense Gustavo Corrêa, o Gusco, que produziu, de forma voluntária, os paineis dos pássaros. Ele acrescenta que a intenção era manter a obra de Quintana, tão conhecido e adorado pelos gaúchos, como tema: “Foi escolhido o Poeminha do contra (Todos estes que aí estão/Atravancando o meu caminho,/Eles passarão…/Eu passarinho!)” informa Gusco.
O hospital
O Hospital da Criança Santo Antônio tem como foco as especialidades pediátricas de maior complexidade. É centro de referência nacional, recebendo pacientes de todo o território brasileiro para o tratamento de doenças do coração, câncer, transplantes, neurocirurgia, cirurgia de malformação do aparelho digestivo e cirurgia pulmonar e torácica.

Confira outras notícias

WhatsApp Image 2024-02-20 at 11.34.45 AM

Crescimento da Prova AMB/AMRIGS é pauta em reunião com AMB e federadas brasileiras

Na noite do dia 19 de fevereiro, representantes da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), da Associação Médica Brasileira (AMB) e das federadas dos estados do Ceará (CE), Pará (PA), Pernambuco (PE), Rio de Janeiro (RJ), Santa Catarina (SC) e Maranhão (MA) reuniram-se de forma híbrida pa...
WhatsApp Image 2024-02-19 at 4.55.17 PM

Recomendações do 2° Fórum Saúde Mulher estão cada vez mais perto

Prosseguindo com o calendário de encontros do 2° Fórum Saúde Mulher, os grupos multidisciplinares de voluntários estão chegando ao final de mais uma etapa de trabalho, este, designado à preparação da Carta de Porto Alegre, documento que será apresentado oficialmente no XXVI Congresso Brasileiro d...
WhatsApp Image 2024-02-17 at 1.13.43 PM

Rio Grande do Sul conta com mais um empreendimento dedicado à saúde dos gaúchos

A Associação Médica do Rio Grande do Sul teve a satisfação de fazer parte da inauguração do Hospital MonPorto, um marco significativo para o setor de saúde na cidade de Rio Grande e em toda a região sul do estado. A solenidade, realizada na tarde da última sexta-feira, dia 16 de fevereiro, contou...
plugins premium WordPress