Cirurgias ao vivo e debates de especialistas marcam retomada de eventos internacionais na AMRIGS

Cirurgias ao vivo e debates de especialistas marcam retomada de eventos internacionais na AMRIGS
Notícias

Categoria:

Compartilhar:

Cirurgias ao vivo e debates de especialistas marcam retomada de eventos internacionais na AMRIGS

Bariatric Endoscopic Surgery Trends – B.E.S.T, evento referência mundial em cirurgia bariátrica e endoscopia, retorna a Porto Alegre após 15 anos e “reinaugura” Centro de Evento da AMRIGS

Depois de 15 anos, o Bariatric Endoscopic Surgery Trends – B.E.S.T, evento referência mundial em cirurgias bariátricas e endoscopia retornou a Porto Alegre. O primeiro dia de congresso, que aconteceu nesta quinta-feira (09/06), também representou a retomada dos eventos internacionais na AMRIGS após as restrições impostas pela pandemia da COVID-19.

Na cerimônia de abertura, o presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Gerson Junqueira Jr., deixou clara a emoção de rever o teatro cheio e destacou a importância do encontro com diversos especialistas. “Nós precisamos nos reinventar e nos modernizar. Esse evento faz parte disso. A AMRIGS, além de divulgar conhecimento técnico e científico, é palco de debate e posicionamentos políticos da comunidade médica”, afirmou.

Também no bloco inicial, o idealizador do B.E.S.T, o médico Nilton Kawahara, explicou as razões de existir do congresso. “Esse evento não é para principiados e sim para os mais experientes neste tipo de procedimento. Nossa sigla traz a palavra Trend, pois ela se expande, não se limita”, reiterou.

O B.E.S.T é, reconhecidamente, o congresso mais importante do mundo do ponto de vista prático para os cirurgiões bariátricos. O coordenador regional do evento, Renato Souza, sintetizou a magnitude dos três dias de congresso. “Serão 18 cirurgias ao vivo, três robóticas, 22 médicos nacionais, 22 do Rio Grande do Sul e 36 de fora do país”.

As primeiras três, das 18 cirurgias ao vivo, aconteceram logo na programação desta quinta-feira com moderação do presidente da AMRIGS, Gerson Junqueira Jr. Os procedimentos, realizados em três salas cirúrgicas do hospital Divina Providência, foram: Bypass Gástrico, pelo médico Andrey Carlo; Sleeve Gástrico, com o médico chileno Camilo Boza; e uma cirurgia revisional, com o português Carlos Vaz. Todos tiveram sucesso.

Ao longo dos trabalhos, os médicos iam pontuando e explicando as particularidades de cada um dos três casos. A plateia era convidada a fazer questionamentos para os médicos da mesa de debate: a mexicana Adriana Liceaga, o venezuelano Guilhermo Borja, Luciano Neto, Luiz Carlos Bremm, o argentino Mariano Palermo, Rafael Jacques Ramos e Ricardo Baratieri.

Painéis debatem cenário

Além das cirurgias ao vivo, o primeiro dia também contou com palestras de diversos profissionais referência na medicina brasileira. O médico Guilherme Campos apresentou os resultados da cirurgia bariátrica pelo mundo e como a mortalidade vem reduzindo ao longo dos anos, conforme os estudos avançam.

No segundo painel, o médico Carlos Eduardo Domene explicou o avanço da robótica neste segmento. “Robótica é cooperação, não é concorrência”, resumiu. Na sequência, a médica Luciana El Kadre pontuou o mecanismo de ação da cirurgia bariátrica e metabólica. “Diabetes, obesidade e bariátrica não são consequência um do outro, mas têm a mesma origem”. Ela também acrescentou o aspecto mental do procedimento.

Coube ao médico Áureo Ludovico de Paula abordar os fundamentos da cirurgia metabólica. “O cirurgião precisa entender que existe uma hierarquia”, ressaltou. A sessão da manhã foi finalizada com uma mesa redonda comandada pelo médico Sérgio Pioner sobre o “Estado da Arte na Cirurgia Bariátrica”.

No período da tarde, o médico Antonio Carlos Valezi comandou um simpósio satélite sobre as controvérsias dos procedimentos bariátricos e metabólicos. Depois, uma nova sessão de cirurgias ao vivo aconteceu. Desta vez, elas foram realizadas nos seguintes modelos: Duodenal Switch, com o idealizador do B.E.S.T, Nilton Kawahara; Interposição Illegal, com Alcides Branco; e o Sleeve Gástrico, com o coordenador Renato Souza.

Quem veio ao evento também pode passear pelos estandes montados pelos patrocinadores com exemplares de equipamentos inovadores na área da saúde. A edição de 2022 do B.E.S.T vai até a manhã do sábado (11/06) e é uma realização da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) com o Hospital Divina Providência. A programação completa pode ser conferida aqui

Fonte: Vítor Figueiró
Fotos: Vitor Figueiró e Ana Carolina Lopes 

Confira outras notícias

WhatsApp Image 2023-12-08 at 12.36.04 PM (1)

Compromisso contínuo: AMRIGS fortalece parceria com SOGAMT em noite de posse

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) prestigiou, na noite desta quinta-feira, dia 07 de dezembro, a cerimônia de posse da nova diretoria da Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho (SOGAMT).  O evento, que marcou o início de um novo ciclo na entidade, contou com a participaçã...
Thumb Site

AMRIGS e Audi reforçam Parceria para Oferecer Condições Especiais na Linha de Veículos ...

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) ampliou uma parceria estratégica com a Audi, consolidada no estado gaúcho. A distribuidora exclusiva da marca das quatro argolas, Grupo de Concessionárias Top Car, sediada no Rio Grande do Sul, está lançando, neste mês de dezembro, uma série de co...
Thumb

Através de pesquisa, projetos Caravana Digital e Ciclo de Palestras serão reformulados ...

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), reconhecida no estado e no Brasil como a casa do médico gaúcho, está em processo de reformulação de dois de seus principais projetos científicos: a Caravana Digital e o Ciclo de Palestras. A entidade septuagenária objetiva questionar médicos e mé...
plugins premium WordPress