A ação de estímulo à doação voluntária de sangue, promovida pela Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS) em conjunto com nove hemocentros públicos do Rio Grande do Sul, registrou, em média, o dobro de bolsas coletadas em relação à última semana e teve resultado animador.
A Semana do Doador iniciou com homenagem aos doadores, empresas, cooperativas e associações, que receberam certificados em agradecimento ao gesto voluntário de parte do governador José Ivo Sartori no Palácio Piratini. Durante o período, foram distribuídas carteirinhas para assinalar a data da próxima doação, conforme os prazos recomendados pelo Ministério da Saúde, para ampliar a fidelização dos doadores.
Em Cruz Alta, o Hemocentro recebeu 103 doadores na semana do doador, comparando-se com 43 da semana anterior. Já o Hemocentro de Santa Rosa, passou de uma média diária de 20 para 70 doações. Os demais hemocentros que são parte da Hemorrede Pública do Rio Grande do Sul também seguiram essa tendência, abastecendo suas reservas.
A campanha é importante porque amplia a divulgação sobre necessidade de aumentar o número de doadores, especialmente na época de fim de ano, quando normalmente diminui o fluxos dos doadores nos hemocentros, diz a presidente Neusa Kempfer, da FEPPS. A Hemorrede Pública é formada pelo Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs ” Porto Alegre), Hemocentro Regional de Alegrete (Hemoeste), Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), Hemocentro de Cruz Alta (Hemocruz), Hemocentro Regional de Palmeira das Missões (Hemopalm), Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso), Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel), Hemocentro Regional de Santa Maria (Hemosm) e Hemocentro Regional de Santa Rosa (Hemosar).