Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Com trinta mil novos casos por ano, hanseníase exige prevenção e cuidados

Ciclo de Palestras AMRIGS contará com participação de especialistas no assunto

A detecção e o tratamento precoce da hanseníase são fundamentais para que o paciente possa fazer o tratamento adequado. A temática está presente em mais uma edição do Ciclo de Palestras da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS). O evento gratuito acontece na quinta-feira (28/01), a partir das 20h e terá transmissão pela plataforma Sympla Streaming.

Entre os sinais comuns estão manchas brancas ou avermelhadas pelo corpo, sensação de dormência e não sentir calor ou frio. A doença tem cura, mas ainda é estigmatizada e negligenciada por muitos brasileiros. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), foram 312 mil novos casos registrados nos últimos dez anos, o que coloca o Brasil na segunda posição no ranking mundial da doença, atrás apenas da Índia.

No final de 2020, o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a disponibilizar um novo tratamento para a hanseníase, um antibiótico recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para pacientes cuja doença é resistente aos medicamentos já ofertados pelo SUS.

Com o tema “Vamos falar sobre hanseníase?”, especialistas vão detalhar no Ciclo de Palestras AMRIGS, o cenário atual da doença no país, cuidados que são importantes no diagnóstico e tratamento. A mediação será da médica dermatologista, preceptora do Serviço de Dermatologia da Santa Casa de Porto Alegre e Secretária Científica da SBD-RS Gestão 2021/22, Francine Batista Costa. Os palestrantes serão a médica dermatologista especialista em Hansenologia pela Sociedade Brasileira de Hansenologia, médica da Equipe de Hanseníase do Ambulatório de Dermatologia Sanitária do Rio Grande do Sul e Doutora em Gerontologia Biomédica da PUCRS, Letícia Eidt e o médico dermatologista do Ambulatório de Dermatologia Sanitária do Rio Grande do Sul, professor da Faculdade de Medicina da UFRGS e Hospital de Clínicas de Porto Alegre, chefe do Serviço de Dermatologia da Santa Casa de Porto Alegre, Renan Bonamigo.

As inscrições podem ser feitas através do link https://www.sympla.com.br/ciclo-de-palestras-amrigs—vamos-falar-sobre-hanseniase__110845

Fonte: Marcelo Matusiak 

Foto: AMRIGS 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress