Dr. Jorge Telles, diretor da AMRIGS, e especialista em Medicina Fetal, representou a entidade durante o lançamento do Comitê de Transmissão Vertical do HIV e Sífilis, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Na ocasião, o diretor discorreu sobre as preocupações da classe médica e da entidade sobre o tema e reafirmou a coerência da AMRIGS com o seu papel fomentador de atividades científicas que contribuam para a melhoria da saúde no Estado. “Vamos apoiar e trabalhar junto à classe médica para zerar a transmissão vertical do vírus HIV.
Além disso, estamos desenvolvendo uma iniciativa denominada “Como está o meu bebê, doutor””, a qual terá, entre outros objetivos, incentivar o diagnóstico durante o pré-natal de doenças fetais”, adianta Dr. Jorge Telles, também presidente da ARGUS.
Saiba mais: Levando em consideração que Porto Alegre apresenta uma taxa média de exposição ao HIV pela gestação/parto de 2%, desde o ano de 2001 quando foi iniciada a vigilância epidemiológica da gestante HIV e criança exposta no município, muito acima da taxa nacional de 0,4%. Porto Alegre possui taxas elevadas de Transmissão Vertical do HIV com 21( 5,9 %) crianças infectadas no ano de 2009 e 16 (5,2%) no ano de 2010, apesar de oferecer na rede de assistência toda a profilaxia à prevenção da transmissão vertical que poderiam reduzi-la a menos de 1%.
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2024 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.