O Centro de Saúde Modelo completou 75 anos de assistência à comunidade com uma programação especial. Considerado um dos mais tradicionais locais de atendimento de Porto Alegre, o local contou com atividades que envolveram a comunidade, funcionários e autoridades. Um abraço simbólico ao prédio, além da presença do personagem Zé Gotinha integraram a comemoração, que teve ainda orientações de prevenção de HIV/Aids e informações de cuidados em saúde da população negra. Durante a semana, serão realizadas palestras sobre hipertensão arterial e qualidade de vida do trabalhador e doenças osseomusculares relacionadas ao trabalho. Localizado na rua Jerônimo de Ornellas, 55, bairro Santana, o local é administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Serviço representa um marco no atendimento global à população
Foto: Cristine Rochol/PMPA
O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, destaca que o Centro de Saúde Modelo foi se modernizando ao longo dos anos principalmente nas ações, processos e condutas. “É um serviço de referências para as mais diferentes áreas representando a alma e o coração do Sistema Único de Saúde (SUS) do município de Porto Alegre”, afirma. O Modelo é um dos principais pontos de vacinação da capital onde é feito o maior número de vacinas com uma equipe especializada que realiza os atendimentos de forma fácil e rápida.
Inaugurado em dezembro de 1941, o nome “Modelo” representava um marco no Rio Grande do Sul da época quanto à proposta de atendimento global à população. Construído pela Prefeitura de Porto Alegre, foi cedido ao Estado em troca do Hospital de Pronto Socorro (HPS), mas retornou à administração do município em 1996. Atualmente, a equipe de 128 trabalhadores tem a missão e a responsabilidade de cuidar da saúde de 126 mil pessoas, provenientes de uma área que abrange os bairros Azenha, Auxiliadora, Bom Fim, Bela Vista, Cidade Baixa (parte), Farroupilha, Floresta (parte), Independência (parte), Jardim Botânico, Menino Deus (parte), Moinhos de Vento, Mont”Serrat, Petrópolis (parte), Praia de Belas (parte), Rio Branco, Santa Cecília (parte) e Santana.
O espaço oferece uma estrutura com diferentes especialidades, como a unidade de saúde, que atende em torno de 300 pessoas por dia nas áreas de pediatria, clínica, medicina de família, cuidados de enfermagem, odontologia, serviço social, nutrição e ginecologista. No caso de atendimento da Estratégia de Saúde da Família, é necessário ter cadastrado no Modelo, conforme o endereço de residência.
O Centro de Referência de Tuberculose (CRTB) atende pessoas com suspeita ou com a doença já constatada, através de encaminhamento médico ou hospitalar e por livre demanda. Se o paciente não for da região, é feito o acolhimento e posterior encaminhamento ao serviço de referência. A farmácia distrital atende a média diária de 700 pessoas da área de abrangência, incluindo dispensação de receitas, e a farmácia homeopática atende a população do município. Já as práticas integrativas em saúde cuidam das áreas de homeopatia, fitoterapia, dor e acupuntura, com atendimento via consulta clínica na atenção básica de referência, encaminhamento e posterior agendamento pela central de marcação.
Secretário Fernando Ritter destacou a modernização do CS Modelo
Foto: Cristine Rochol/PMPA
Com média diária de 300 atendimentos médicos, odontológicos e procedimentos de enfermagem, o espaço disponibiliza ainda serviços de assistente social, nutricionista, odontologia, vacinas, curativos, verificação de sinais vitais, dispensação de medicação, agendamento de especialidades, fornecimento de materiais especiais, renovação de receitas e atendimento domiciliar. Também oferece diversos grupos, como de caminhada, tabagismo, assistência familiar e de idosos. A estrutura física do local comporta serviços de referência nas especialidades de acupuntura, ambulatório da dor, homeopatia, cardiologia pela central de marcação de consultas, saúde mental e fitoterapia.
O Centro de Saúde Modelo é referência no atendimento de vacinas, com média diária de 300 doses aplicadas. Para o médico de família Francisco Mazzuca, é gratificante trabalhar em um lugar que busca oferecer um serviço de qualidade à população. “Por isso a ideia de fazer um abraço simbólico, para fortalecer a importância do trabalho feito no Modelo”, destaca o médico.