Nos dias 7 e 8 de maio, o Conselho Federal de Medicina (CFM) promove, na sede da Associação Médica de Brasília (AMBr), em Brasília (DF), o V Congresso Brasileiro de Direito Médico.
A programação prevê a discussão de pontos como a judicialização da saúde, ortotanásia e eutanásia, diretivas antecipadas da vontade e uso medicinal do Canabidiol. As inscrições estão encerradas, mas o evento poderá ser acompanhado on-line através do endereço
http://portal.cfm.org.br/
A pauta de discussões abrange ainda temas como critérios para a quantificação da indenização em casos da teoria da perda de uma chance; a indicação de UTI como prática de distanásia; e princípios éticos e legais para decisões judiciais para a admissão de pacientes em UTI sem vagas.
Os convidados previstos ” vinculados às áreas da medicina, do direito, da bioética, da justiça etc. ” trarão importantes perspectivas e experiências sobre questões que têm reflexos diretos na prática cotidiana da medicina e do Judiciário. A expectativa é que o evento receba 350 participantes nos dois dias de atividades.
Entre os convidados estão a ministra Eliana Calmon; o desembargador do TJPR, Miguel Kfouri Neto; os professores Nelson Nery Junior (PUC-SP), Rafael Peteffi da Silva (UFSC) e Aníbal Gil Lopes (Universidade Camilo Castelo Branco); os juízes federais, Clênio Jair Schulze e Ney Wiedemann Neto; os conselheiros da OAB-SP, Clito Fornaciari Júnior e Antônio Carlos Roselli; entre outros.