Eleitas na votação da Consulta Popular do ano passado, as 76 prioridades na área da Saúde, como aquisições de equipamentos, mobiliário, veículos, entre eles vans e ambulância, e reformas de unidades básicas começam a ser atendidas com o repasse de recursos da Secretaria da Saúde (SES) na sexta-feira (1º).
Ao todo, foram R$ 4,7 milhões para os municípios beneficiados com o atendimento das demandas eleitas na Consulta Popular 2015 para o exercício neste ano. Entre os investimentos, estão a aquisição de ambulância para a região Nordeste, de equipamentos e mobiliário para hospitais de Camaquã, Quaraí, Alegrete, Santana do Livramento, por exemplo, e até reformas de hospitais, como o de Rosário do Sul.
Instituída em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação da população no orçamento estadual, que define diretamente parte dos investimentos que constarão no orçamento do Estado do ano seguinte ao da votação.
Neste ano, a população pode eleger suas prioridades a partir desta terça-feira (5). A votação ocorre por três dias, em 5, 6 e de 7 julho e é necessário ter o número do título de eleitor para participar (
consulte aqui).
Os votos podem ocorrer de três maneiras: pelo site da Consulta Popular, por um aplicativo disponibilizado a
representantes dos Coredes e dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) e via. Neste ano, a Consulta Popular 2016-2017 terá verba de R$ 50 milhões e a grande mudança é que as prioridades eleitas vão contemplar projetos de desenvolvimento regional.
Consulta Popular 2016-2017
Datas de votação: 5, 6 e 7 de julho
Como votar:
– presencialmente, por um aplicativo disponibilizado a representantes dos Coredes e dos Comudes
– via SMS para o número 28908 com a palavra RSVOTO(Nº do título de eleitor)(Nº do programa, de 1 a 10)