Evento foi promovido pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) na cidade de Santa Maria
Com o objetivo de qualificar e integrar profissionais da especialidade foi realizada mais uma edição da Jornada Sul-Riograndense de Neonatologia. O evento ocorre anualmente nas cidades pólos de Universidades do RS, atraindo pediatras, neonatologistas e outras especialidades que tenham relação com a área.
– O auditório sempre lotado e os retornos recebidos atestaram o sucesso da Jornada de Neonatologia. Nesta edição da Jornada foram abordados temas relevantes e muito atuais para um atendimento de qualidade ao recém-nascido normal ou de risco, tanto na UTI Neonatal e Alojamento Conjunto, quanto no consultório após a alta hospitalar. Profissionais de enfermagem, fonoaudiologia, nutrição e fisioterapia estiveram presentes, pois a assistência ao recém-nascido é sempre multidisciplinar ” afirmou o presidente do Comitê de Neonatologia da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Ilson Enk.
A cerimônia de abertura incluiu a apresentação do Coral ILLUMINA, de Santa Maria, formado por crianças e adolescentes, que encantou todos os presentes em momento de grande emoção. A conferência inicial tratou do aporte precoce de proteínas e a prevenção da obesidade futura.
A XXII Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia e o VI Encontro Sul-Rio-Grandense de Enfermagem Neonatal aconteceu em Santa Maria, de 23 a 25 de agosto de 2018.
A programação ao longo da sexta-feira (24/08) abordou temas como Surfactante Pulmonar nos cuidados do Recém-nascido prematuro, leite materno e o uso de fórmulas em alojamento conjunto, icterícia neonatal precoce, resistência bacteriana e desafios para a nutrição dos prematuros. Ainda, aulas sobre distúrbios respiratórios, morbidades e testagens genéticas. A conferência sobre conhecimentos de Genética Médica para neonatologistas foi uma das inovações do evento científico.
No sábado (25/08), a grade contemplou cuidados multidisciplinares, infecção, encefalopatia hipoxico-isquêmica e hipotermia. De forma paralela, ocorreu conversa informal com especialistas sobre temas relevantes de enfermagem e fonoaudiologia na neonatologia, iniciativa também inédita da Jornada, festejada pelos participantes.
A Comissão Científica foi formada por Ilson Enk e Leandro Meirelles Nunes. A Comissão Científica Local, teve como integrantes Jeferson Leonel Filippi de Oliveira e Marinez Josefina Casarotto de Oliveira.