Dia do Médico da Família: atuação é essencial para a prevenção de doenças

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Dia do Médico da Família: atuação é essencial para a prevenção de doenças

Analisar o paciente com base no ambiente em que está inserido é o diferencial deste especialista

 

Neste domingo, 5 de dezembro, é comemorado o Dia Nacional do Médico de Família de Comunidade. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Gustavo Gusso, este especialista, que tem como principal objetivo a prevenção, é um importante aliado da saúde pública, agilizando os atendimentos e evitando custos.

— Somos conhecidos como o ‘médico de cabeceira’, aquele que não quer saber apenas qual doença a pessoa apresenta, mas sim quem tem determinada doença. Por isso, precisamos levar em consideração características como idade, sexo e ambiente social, pontos que interferem na causa das doenças e no prognóstico adequado — explica o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Gustavo Gusso.

O médico de família e comunidade integra o atendimento com a família, orientando e oferecendo maior segurança em todos os sentidos, apoio psicológico, análise dos hábitos, além da orientação de medicamentos, dieta e exercícios. Apesar de pouco conhecido, este profissional atua em quase todo o Brasil, tanto na saúde privada, quanto na esfera pública, em postos de Saúde e na Atenção Primária à Saúde (APS), por meio do programa Estratégia Saúde da Família, do Ministério da Saúde.

De acordo com a pesquisa de Assistência Médico-Sanitária (AMS/2009), divulgada em 19 de novembro pelo IBGE a pedido do ministério, a Atenção Primária tem capacidade de resolver mais de 80% dos problemas de saúde, o que reforça ser esta a porta de acesso ao atendimento na rede pública.

— Em Países como Portugal, Canadá, Inglaterra, Cuba e Holanda, a MFC é vista como porta de acesso à saúde e no Brasil caminhamos para este reconhecimento — relata o presidente da SBMFC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress