Dia dos Namorados tem testes de HIV, sífilis e hepatite C

Dia dos Namorados tem testes de HIV, sífilis e hepatite C

Categoria:

Compartilhar:

Dia dos Namorados tem testes de HIV, sífilis e hepatite C

Aproveitar o Dia dos Namorados para cuidar da própria saúde e de quem se gosta é o enfoque da campanha Espalhe amor. Compartilhe cuidado., da prefeitura. Nesta terça e quarta-feira, 12 e 13, seis espaços com exames gratuitos de HIV, sífilis e hepatite C e oito consultórios de atendimento estão disponíveis à população, com resultados em apenas 30 minutos e orientações de profissionais da área da saúde. 
Das 9h às 17h, a programação inclui orientações de prevenção, distribuição de preservativos e atividades interativas no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público Central de Porto Alegre. A campanha de conscientização promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destaca a importância dos testes rápidos para identificar a presença de infecções sexualmente transmissíveis e, em caso de contágio, dar início ao tratamento o mais cedo possível. Além disso, enfatiza o uso de preservativo na relação sexual, já que usar camisinha ainda é o método mais seguro para evitar a transmissão. O objetivo das ações é reduzir as taxas dessas infecções na capital gaúcha. 
HIV e Aids ” Segundo boletins epidemiológicos publicados anualmente pelo Ministério da Saúde, a epidemia de Aids no Brasil ainda apresenta disparidades regionais relevantes. O Rio Grande do Sul e Porto Alegre apresentam, há mais de uma década, as maiores taxas de incidência, prevalência e mortalidade do país. Com base no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), dos casos de HIV e de Aids em pessoas com 13 anos ou mais, residentes de Porto Alegre, que tiveram diagnóstico entre janeiro de 2013 e abril de 2018, foram diagnosticados mais de 10.362 casos de pacientes infectados pelo vírus HIV (somando casos de HIV e de Aids). A faixa etária mais acometida é dos 20 aos 39 anos, em indivíduos do sexo masculino (60,3% de todos os casos infectados pelo vírus HIV nos últimos cinco anos são do sexo masculino e 39,7% são do sexo feminino) e com escolaridade entre 5ª e 8ª série incompleta do ensino fundamental.
HIV é um vírus que ataca o sistema imunológico, diminuindo as defesas do corpo e causando a Aids. Toda pessoa que tem o HIV pode passar o vírus para as outras pessoas, mas nem toda pessoa que tem HIV tem Aids. A Aids é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e é causada pelo vírus HIV. Como o vírus ataca as células de defesa do corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a problemas mais graves, como tuberculose ou câncer. Toda a pessoa que tem Aids tem o vírus HIV.
Campanha pelo Dia dos Namorados no Largo Glênio Peres
Espalhe amor. Compartilhe cuidado.
Terça e quarta-feiras, 12 e 13 de junho, das 9h às 17h
Testes rápidos gratuitos e orientações de prevenção para infecções sexualmente transmissíveis
Os testes rápidos também são disponibilizados à população nas unidades de saúde de referência, incluindo pessoas em situação de rua.

Confira outras notícias

WhatsApp Image 2023-12-08 at 12.36.04 PM (1)

Compromisso contínuo: AMRIGS fortalece parceria com SOGAMT em noite de posse

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) prestigiou, na noite desta quinta-feira, dia 07 de dezembro, a cerimônia de posse da nova diretoria da Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho (SOGAMT).  O evento, que marcou o início de um novo ciclo na entidade, contou com a participaçã...
Thumb Site

AMRIGS e Audi reforçam Parceria para Oferecer Condições Especiais na Linha de Veículos ...

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) ampliou uma parceria estratégica com a Audi, consolidada no estado gaúcho. A distribuidora exclusiva da marca das quatro argolas, Grupo de Concessionárias Top Car, sediada no Rio Grande do Sul, está lançando, neste mês de dezembro, uma série de co...
Thumb

Através de pesquisa, projetos Caravana Digital e Ciclo de Palestras serão reformulados ...

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), reconhecida no estado e no Brasil como a casa do médico gaúcho, está em processo de reformulação de dois de seus principais projetos científicos: a Caravana Digital e o Ciclo de Palestras. A entidade septuagenária objetiva questionar médicos e mé...
plugins premium WordPress