Em 2003, a AMRIGS lançou o projeto para controle do tabagismo denominado Fumo Zero AMRIGS, visando conhecer melhor o problema no nosso meio e desenvolver ações eficazes para a melhoria dos conhecimentos e a sensibilização dos médicos e da população em geral sobre o tema. O projeto foi inspirado nos esforços da Organização Mundial da Saúde que, em 1987, criou o Dia Mundial sem Tabaco, lembrado em 31 de maio, como um alerta sobre doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
O pneumologista Luiz Carlos Corrêa da Silva, ex-coordenador do Projeto Fumo Zero AMRIGS, conta um pouco da história da proposta, pioneira na luta antitabagista no RS.
O Fumo Zero foi desenvolvido pelo Núcleo Técnico Científico da AMRIGS e conduzido por uma comissão técnica formada por pneumologistas, psiquiatra, psicólogos, pedagogos e contou com o apoio da CEVS ” Centro Estadual de Vigilância em Saúde e pela SES ” Secretaria Estadual da Saúde, e outras entidades médicas e organizações sociais.
Setembro de 2004: Fumo Zero em Pelotas
Com a finalidade de conscientizar as pessoas sobre os malefícios causados pelo cigarro, aconteceu, em 2004, o lançamento do Projeto Fumo Zero da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) na cidade de Pelotas, com palestras do diretor científico da AMRIGS, médico Luiz Carlos Corrêa da Silva, e do pneumologista de Porto Alegre, Luciano Correa da Silva.
Novembro de 2006:
O secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, foi agraciado com o Prêmio AMRIGS – Mário Rigatto de Controle do Tabagismo 2006, que foi entregue durante a solenidade da 3ª edição do Prêmio Destaque da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em comemoração aos 55 anos da entidade.
Jornal AMRIGS: outubro de 2008
No Dia Nacional de Combate ao Fumo ” 29 de agosto, a AMRIGS e o Instituto Vida Solidária, através do Projeto “Fumo Zero”, promoveram diversas ações para conscientização da comunidade e atualização científica.
Jornal AMRIGS: março de 2009
No dia 17 de março de 2009, o coordenador do Projeto Fumo Zero Dr. Luiz Carlos Corrêa da Silva e a gerente executiva do Instituto Vida Solidária Simone Romanenco foram recebidos no gabinete da Presidente do Comitê de Ação Solidária Tarsila Crusius. O objetivo do encontro, realizando no Palácio Piratini, foi propor uma parceria ao Estado, visando à implementação de programas de redução do tabagismo na esfera estadual.
Maio de 2010
AMRIGS, CREMERS e SIMERS promoveram, no dia 25 de maio de 2010, o 1º Fórum Fumo Zero que contou com a participação de representantes da defensoria pública, do parlamento e da classe médica, entre outros setores da sociedade. Foi realizada uma ampla e profunda abordagem das principais questões que envolvem o tabagismo e suas consequências para a saúde pública.
Junho/2010: AMRIGS pelo fim dos fumódromos
A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) defendeu, em 2010, na Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre, o fim dos chamados fumódromos e a instituição do fumo zero em locais públicos fechados.
Maio de 2016
No Dia Mundial sem Tabaco, a Organização Mundial da Saúde (OMS) defendeu a adoção por países-membros de embalagens padronizadas de cigarro e correlatos. A ideia é que todas as embalagens desse tipo de produto passem a ser iguais, seguindo um padrão definido e que determine forma, tamanho, modo de abertura, cor e fonte, mantendo-se apenas o nome da marca.