Direito à saúde é uma necessidade cada vez mais fundamental do cidadão

Direito à saúde é uma necessidade cada vez mais fundamental do cidadão

Categoria:

Compartilhar:

Direito à saúde é uma necessidade cada vez mais fundamental do cidadão

Presidente da AMRIGS, Alfredo Floro Cantalice Neto, participou de encontro sobre o tema, em Porto Alegre, e falou da importância dos setores envolvidos na questão unirem esforços para viabilizar essa prerrogativa social
Grandes nomes das áreas do direito e da saúde integraram o grupo de palestrantes da Jornada de Direito à Saúde, iniciativa do Grupo Educacional Verbo Jurídico, com apoio da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e Conselho Regional de Farmácia do RS (CRF). O evento teve início na noite de terça-feira (30/08) e prosseguiu nesta quarta-feira (31/08), com atividades na sede da instituição de ensino, na Avenida Ipiranga, 2.899, em Porto Alegre. 
Na abertura oficial do encontro, o presidente da AMRIGS, Alfredo Floro Cantalice Neto, saudou a parceria realizada entre a Associação Médica e o Verbo Jurídico, com a finalidade de estabelecer em conjunto atuação educacional na área da Medicina, em especial o curso de Pós-Graduação em Direito Médico. Ele ressaltou, também, a grande relevância dos temas abordados na Jornada, muitos deles polêmicos e com posições divergentes em várias ocasiões. 
– Temos a Medicina baseada em evidências, que é uma nova abordagem com aplicação de ensino e da prática da medicina clínica, e a judicialização da saúde, tema que apresenta interpretações e decisões divergentes entre os profissionais clínicos, gestores de saúde e o Poder Judiciário, mas sempre na defesa do direito à saúde – enfatizou Alfredo Floro Cantalice Neto.
O presidente da AMRIGS defendeu uma aproximação do Judiciário, Defensoria Pública e Ministério Público com as entidade médicas e gestores públicos para tratar das questões referentes as ações judiciais que visam o fornecimento de medicamentos a pacientes. Segundo ele, apenas a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul gasta, anualmente, cerca de R$ 200 milhões no fornecimento de medicamentos por via judicial, a maioria deles destinados ao tratamento oncológico. 
– Como o número de processos neste sentido aumenta a cada ano, o gestor público não pode colocar em prática seus projetos para a melhoria da saúde da sociedade em geral. É preciso estudar e debater muito esse tema para beneficiar a todos – salientou o dirigente. 
A primeira palestrante da noite foi a médica e pesquisadora do Centro Cochrane do Brasil, Edina Mariko Koga da Silva, que abordou o tema “Saúde baseada em evidências”. O segundo painelista foi o defensor público com atuação na Unidade Central de Atendimento e de Ajuizamento da Defensoria Pública (UCCA) e integrante do Núcleo de Defesa da Saúde, Enir Madruga de Ávila, que expôs o trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública do RS a partir de um procedimento estratégico voltado à atuação em rede e à resolução administrativa das demandas de saúde, principalmente ações de medicamentos e de internações hospitalares. Encerrando a primeira noite da jornada, o desembargador federal João Pedro Gebran Neto falou sobre “Judicialização do direito à saúde”, afirmando que o crescente número de processos que chegam ao Judiciário envolvendo o direito à saúde, como os pedidos de medicamentos, tratamentos e internações, provoca, cada vez mais, o debate pelos operadores do Direito e da área da saúde.

Confira outras notícias

WhatsApp Image 2023-12-08 at 12.36.04 PM (1)

Compromisso contínuo: AMRIGS fortalece parceria com SOGAMT em noite de posse

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) prestigiou, na noite desta quinta-feira, dia 07 de dezembro, a cerimônia de posse da nova diretoria da Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho (SOGAMT).  O evento, que marcou o início de um novo ciclo na entidade, contou com a participaçã...
Thumb Site

AMRIGS e Audi reforçam Parceria para Oferecer Condições Especiais na Linha de Veículos ...

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) ampliou uma parceria estratégica com a Audi, consolidada no estado gaúcho. A distribuidora exclusiva da marca das quatro argolas, Grupo de Concessionárias Top Car, sediada no Rio Grande do Sul, está lançando, neste mês de dezembro, uma série de co...
Thumb

Através de pesquisa, projetos Caravana Digital e Ciclo de Palestras serão reformulados ...

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), reconhecida no estado e no Brasil como a casa do médico gaúcho, está em processo de reformulação de dois de seus principais projetos científicos: a Caravana Digital e o Ciclo de Palestras. A entidade septuagenária objetiva questionar médicos e mé...
plugins premium WordPress