Dossiê da fiscalização dos CRMs em postos de saúde é destaque no Bom Dia Brasil

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Dossiê da fiscalização dos CRMs em postos de saúde é destaque no Bom Dia Brasil

As irregularidades nos serviços de saúde apontadas em relatórios de fiscalização dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) em ambulatórios e postos de saúde foram tema de reportagem veiculada no programa Bom Dia Brasil, da TV Globo, nesta segunda-feira (24). A matéria mostra as precárias condições em postos de saúde no estado do Pará. As unidades básicas apresentadas na notícia são apenas um exemplo da realidade encontrada nos demais postos fiscalizados pelos CRMs, em que pacientes muitas vezes não contam com os medicamentos prescritos para o tratamento e onde faltam itens como toalhas descartáveis, sabonetes, pias para banheiros ou banheiros para deficientes, além de equipamentos obrigatórios, como desfibriladores.
O presidente do CFM, Carlos Vital, foi ouvido pela reportagem e apontou os reflexos da precariedade na atenção básica para os demais níveis de atenção à saúde. A matéria foi seguida de comentário do jornalista Alexandre Garcia, no qual o jornalista analisou a precariedade da assistência pública à saúde no país. Confira aqui a íntegra da reportagem do Bom Dia Brasil e a análise de Alexandre Garcia.
O assunto tem sido destaque na imprensa desde quarta-feira (19), quando o presidente do CFM, conselheiros federais e representantes dos CRMs foram recebidos em audiência pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros. No encontro, os médicos entregaram ao ministro mais de 15 mil páginas impressas com os relatórios de fiscalização de 2.936 ambulatórios e postos de saúde, distribuídos por todos os Estados e o Distrito Federal. Nas visitas realizadas entre janeiro de 2015 e junho de 2017, os fiscais dos Conselhos encontraram uma série de irregularidades nos serviços, que comprometem a qualidade dos serviços e o atendimento à população.
Durante a audiência, os médicos entregaram ao ministro o Manifesto em Defesa da Saúde Pública, onde expõem a insatisfação dos médicos brasileiros com os rumos adotados na condução das políticas públicas para área. Além do Bom Dia Brasil, o dossiê das inspeções foi tema de pelo menos 2.935 notícias em jornais impressos, 15.751 posts em sites e blogs, além de merecerem espaço em programas de rádio e televisão durante mais de 9 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress