Em debate sobre saúde mental, participantes pedem mudanças no ministério

Em debate sobre saúde mental, participantes pedem mudanças no ministério

Categoria:

Compartilhar:

Em debate sobre saúde mental, participantes pedem mudanças no ministério

Críticas à nomeação de Valencius Wurch para o cargo de coordenador nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde foram a principal tônica dos debates de ontem de uma das roda de conversa do Fórum Social Temático, que ocorre em Porto Alegre.
Nas últimas semanas, o movimento pela reforma psiquiátrica tem feito protestos em várias cidades no país para pedir a saída de Valencius, que foi diretor do manicômio Casa de Saúde Doutor Eiras.
“A história do Brasil relacionada à saúde mental sempre foi de muita exclusão, que segregou a população que tem algum sofrimento psíquico grave, violando vários direitos, como direitos de ir e vir, à educação, à saúde”, disse Mariana Allgayer, do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul. Ela lembra que a reforma psiquiátrica ainda precisa avançar no país, com a ampliação da rede de atenção psicossocial. A psicóloga teme que a indicação de um profissional ligado ao modelo hospitalar signifique retrocessos para a política.
A roda de conversa sobre Saúde Mental e Direitos Humanos lembrou também a necessidade de observação dos cuidados peculiares exigidos pela população de usuários de drogas. “São os que sofrem violências de muitos lados, da própria polícia, do acesso a serviços que respeitem a sua cidadania, a sua dignidade”, apontou Mariana. O grupo discutiu ainda a precarização dos hospitais de custódia que recebem pessoas com problemas psíquicos e que cometeram crimes. “A reforma ainda precisa avançar muito no Brasil para a gente conseguir extinguir os hospitais psiquiátricos.”
O coordenador geral de Direitos Humanos e Saúde Mental da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Lúcio Costa, reforçou a intersecção entre esses temas. “A secretaria tem acompanhado e fomentado o avanço da política de saúde mental numa perspectiva comunitária, que seja integrativa, que não seja de segregação e reforçando, nesse sentido, as diretrizes a reforma psiquiátrica brasileira”, disse à Agência Brasil.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que “o governo federal tem impulsionado a construção de um modelo humanizado, mudando o foco da hospitalização/segregação e promovendo tratamento às pessoas com transtornos mentais e decorrentes do uso de álcool e drogas, com base em um modelo de cuidados voltado para a reinserção social, a reabilitação e a promoção de direitos humanos”.
“A escolha do novo coordenador de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, o médico psiquiatra Valencius Wurch, vem reforçar essa política. Wurch participou das discussões que culminaram na reforma psiquiátrica, amplamente debatida pela sociedade e aprovada pelo Congresso Nacional. O Ministério da Saúde considera a reforma psiquiátrica uma conquista do setor e não admite retrocessos na política em desenvolvimento”, garante o ministério.
O Fórum Social Temático segue até sábado (23) e é uma etapa preparatória para o Fórum Social Mundial que ocorrerá no mês de agosto em Montreal, no Canadá.

Confira outras notícias

Thumb

AMRIGS e Porto Alegre Convention Bureau projetam série de eventos na sede da entidade

Com o objetivo de discutir novas estratégias e oportunidades de eventos na área médica, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) promoveu, juntamente com o Porto Alegre Convention & Visitors Bureau (POACVB), um encontro entre organizações, empresas e companhias referência na área dos...
sptrs

Nova gestão assume a Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do RS

A Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do RS (SPTRS) está sob nova gestão para o biênio 2024-2025, planejando melhorias e avanços dentro da área de especialidade.  Em entrevista, a nova presidente, Dra. Manuela Cavalcanti, delineou objetivos ambiciosos, demonstrando comprometimento com a...
Thumb

Tabela de procedimentos médicos do IPE Saúde será atualizada pelo Governo do RS

Em reunião com presença da AMRIGS, Executivo do RS anunciou o reajuste dos valores repassados aos profissionais da Medicina credenciados para atendimento ao plano A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) participou nesta segunda-feira (27/11) de reunião na Casa Civil promovida pelo Go...
plugins premium WordPress