O mês de novembro é dedicado à prevenção do câncer de próstata, considerado o tipo mais comum entre os homens
No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para reforçar este alerta, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) está engajada na campanha Novembro Azul e iluminou a sua sede com a cor dedicada ao mês.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Entre os fatores de risco estão histórico familiar de câncer de próstata e a obesidade. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Fonte: Marcelo Matusiak
Foto: Juliana Cardoso
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2024 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.