Reunião no Hospital Presidente Vargas alinha estratégias com foco na capacitação médica e aplicação da Lei da Escuta Protegida
A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) participou, na manhã desta quinta-feira, dia 11 de abril, de um encontro promovido pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CEEVSCA/RS), realizado no Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil (CRAI), no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, em Porto Alegre. A atividade reuniu instituições representativas da Medicina gaúcha para discutir os fluxos de atendimento e direcionamento de casos de abuso sexual infantil, tanto na rede pública quanto no setor privado de saúde.
Representando a AMRIGS, a diretora de Integração Social da entidade e também presidente do Instituto Vida Solidária, Dra. Dilma Tessari, ressaltou a importância do engajamento da classe médica nesse enfrentamento.
“A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma das formas mais cruéis de violação de direitos e os profissionais da saúde exercem papel fundamental na detecção, acolhida e correta notificação desses casos”, afirmou.
Segundo ela, o objetivo da Associação Médica em participar do movimento é ampliar o conhecimento dos médicos e da população sobre o tema e garantir que nenhuma criança seja prejudicada, nem pela violência, nem pela omissão dos órgãos competentes.
Campanha de conscientização
Durante o encontro, foi apresentada uma ação de orientação e mobilização, que será oficialmente lançada durante o Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, de 15 a 17 de maio, no Centro de Convenções BarraShoppingSul, em Porto Alegre. A iniciativa integra o calendário do mês de enfrentamento à violência sexual infantil e será voltada tanto a profissionais da saúde como ao público geral.
A campanha contará com distribuição de materiais informativos em hospitais, centros clínicos e demais espaços de atendimento, orientando sobre os procedimentos adequados diante de suspeitas ou confirmações de abuso. O conteúdo será baseado na Lei nº 13.431/2017, que regulamenta a escuta especializada e determina a obrigatoriedade de notificação imediata às autoridades competentes.
Fonte: Marcelo Matusiak
Fotos: Marcelo Matusiak
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2025 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.